Pesquisar
Close this search box.

USADA aplica suspensão de seis meses a lutador mexicano por violação da política antidoping do UFC

A Agência Antidopagem dos Estados Unidos (USADA) anunciou nesta quinta-feira (3) uma punição de seis meses a um dos maiores nomes do MMA mexicano, Yair Rodriguez, por violar a política antidopagem do UFC ao deixar de registrar a sua localização para testes por três vezes nos últimos 12 meses.

Em anuncio feito em seu site oficial, a agência afirma que o lutador de 28 anos não foi localizado em três oportunidades em cada um dos três primeiros trimestres desse ano. O presidente do UFC, Dana White, havia   dito recentemente, durante uma entrevista coletiva, que o mexicano “não lutaria tão cedo”, mas não revelou o motivo.

“Informações precisas sobre a localização são um componente crucial de um programa eficaz de testes fora de competição, pois permite que as organizações antidopagem conduzam coletas de amostras sem aviso prévio, o que ajuda a manter a dissuasão e detecção de doping eficazes. Rodriguez falhou em atualizar suas informações de localização e não estava disponível para testes nos locais fornecidos em seus Arquivos de Localização em três ocasiões. Ele acumulou uma falha de localização em cada um dos primeiros três trimestres de 2020. O acúmulo de três falhas de localização em um período de 12 meses constitui uma violação da política antidopagem do UFC”, disse USADA no comunicado.

Como a punição é aplicada na data da última tentativa de localização, 8 de setembro, o lutador poderá voltar ao octógono apenas após o dia 8 de março de 2021. A última luta de Yair Rodriguez foi em 18 de outubro de 2019, contra Jeremy Stephens.

Crédito imagem: UFC/Divulgação

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.