Próximo do final do ano passado, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) divulgou uma nova regra visando à temporada 2023 da Fórmula 1, determinando que os pilotos não devem mais se posicionar sobre assuntos políticos sem autorização prévia. A determinação gerou bastante polêmica, uma vez que os pilotos sentiram sua liberdade cerceada. Para Valtteri Bottas, da Alfa Romeo, a medida é uma tentativa de controle.
“Não entendo por que eles querem nos controlar. Acho que deveríamos ter o direito de falar sobre o que quisermos. É assim que enxergo, mas vamos ver o que acontece”, declarou o finlandês em entrevista ao jornal sueco Expressen.
Bottas ressaltou que não gosta de falar de política, mas argumentou que é um assunto constantemente presente na sociedade atual. Além disso, o piloto fez questão de destacar o engajamento de Sebastian Vettel em causas sociais.
“Eu gosto de fazer o que amo, que é correr. Mas a política, ao mesmo tempo, é parte da sociedade hoje em dia. Acho que a F1 fez um bom trabalho ao prestar atenção em alguns desses problemas, e muitos pilotos levantaram suas vozes, incluindo Sebastian (Vettel)”, disse.
A temporada 2023 da F1 começa no dia 5 de março, com o GP do Bahrein. Esta será a maior temporada da história da categoria, com 23 corridas confirmadas.
Crédito imagem: Sportal.eu
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo