Na temporada 2018, os clubes brasileiros que disputariam a série A votaram contra o uso do VAR – muitos alegaram que o custo era altíssimo. Após polêmicas de arbitragem naquele ano, votaram a favor da implantação da tecnologia para o torneio em 2019.
A temporada 2019/20 está se iniciando na Europa com a espera de grandes jogos na Premier League, Bundesliga, LaLiga, Campeonato Italiano (Lega Serie A), entre outros, e não é para menos, pois grandes nomes do futebol estão presentes nesses torneios, não somente jogadores, mas também treinadores que geram enormes expectativas.
Se o VAR no Brasil está em fase de adaptação, na Bundesliga está sendo usado desde 2017, e seu êxito é tão grande que nesta temporada 2019/20 será implantado também na Segunda Divisão. Ou seja, o VAR estará presente na Alemanha na Primeira e Segunda Divisões devido ao sucesso proporcionado e alcançado nos resultados das partidas.
Outro destaque em relação ao Árbitro Assistente de Vídeo (VAR) é que a Premier League se rendeu ao seu uso. Será a primeira vez que o Campeonato Inglês aplicará essa tecnologia. Porém, é relevante o fato de haver adaptações específicas no protocolo – que serão respeitadas somente na Inglaterra até o momento. Por exemplo, os torcedores que estiverem no estádio terão acesso ao áudio da comunicação do VAR com o árbitro da partida quando um lance estiver sendo checado, algo que já acontece no rugby e mostra transparência nas decisões. Essa é somente uma das grandes especificidades do VAR inglês, que pode ser um grande exemplo para todos os outros que são adeptos dessa tecnologia.
É natural, algo que ainda está nos primeiros anos de vida, dando seus primeiros passos, ter adequações conforme as necessidades apareçam. O importante é aprimorar e não desistir de uma ferramenta que tem tudo para legitimar cada vez mais os resultados dos jogos de futebol.