Pesquisar
Close this search box.

Vélez afasta jogadores que estiveram em festa marcada por abuso sexual

Enquanto a Justiça argentina investiga os acontecimentos em uma festa durante a quinta-feira (3), onde uma mulher de 28 anos alega ter sido abusada sexulamente, o Vélez Sarsfield-ARG, anunciou que Juan Martin Lucero, Ricardo Centurión, Thiago Almada e Miguel Brizuela estão fora da partida deste sábado (5), contra o Patronato, pela Copa Diego Armando Maradona.

“Os jogadores não estão envolvidos com o abuso sexual. Vão dar o testemunho sobre o que aconteceu, assim como outras pessoas que estavam presentes. Se eles forem acusados de algo, pediremos o afastamento deles”, afirmou Paula Ojeda, advogada e criadora do departamento contra a violência de gênero no Vélez, ao Lei em Campo.

Foi através desse departamento que ela conseguiu que os contratos dos jogadores do clube argentino passassem a incluir uma cláusula de rescisão caso um atleta cometesse violência contra mulher. O primeiro contrato neste formato foi justamente de Centurión.

Sobre o fato de Lucero, Centurión, Almada e Brizuela terem participado de uma festa clandestina e que não seguiu os protocolos contra a Covid-19, Paula Ojeda foi taxativa: “Aqui, estão permitidas reuniões com até dez pessoas. Pelo que soube, deveria ter aproximadamente 20 pessoas na festa, que durou das 16h até as 21h. [A punição] está refletida em não levá-los para a partida contra o Patronato, neste sábado”, afirmou a advogada do Vélez.

Pela lei, nos termos do artigo 119 do Código Penal argentino, quem estiver envolvido no caso, pode pegar uma pena de seis a 15 anos, a depender da participação no crime.

O caso está a cargo da promotora Laura Zyseskind, da Promotoria Especializada em Violência de Gênero de San Isidro, em Buenos Aires.

Veja o comunicado do Vélez Sarsfield

Atendendo aos fatos de conhecimento público, o Club Atlético Vélez Sarsfield comunica que a instituição colocou-se imediatamente à disposição da vítima por este fato grave, bem como a Justiça, contatando desde a Área Jurídica com o Ministério Público de Gênero de San Isidro, que está a cargo da Dra. Laura Zyseskind.

Nenhum jogador da equipe profissional é denunciado ou acusado no caso pertinente, no momento de levantar esta comunicação.

A Justiça vai receber depoimento dos jogadores de futebol Miguel Brizuela, Thiago Almada, Ricardo Centurión e Juan Martin Lucero, para colaborar com a causa como testemunhas.

Apesar disso, os jogadores não serão relacionados para a partida contra o Patronato, pela sexta rodada da Copa Diego Maradona.

O Clube continuará à disposição da Justiça e dará o devido acompanhamento ao caso.

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.