Pesquisar
Close this search box.

Você é o árbitro! Qual a sua decisão nesse lance inusitado?

O futebol é recheado de lances “apitorescos” e que muitas vezes deixa o árbitro atordoado podendo até tomar decisões equivocadas.

Um arremesso lateral em abril de 2017, há exatos 2 anos em jogo válido pela Premier League entre Arsenal e Leicester, foi marcado por infrações e fez Alexis Sánchez terminar a partida com o lábio inchado como se pode ver no vídeo.

Fuchs estava tentando cobrar um arremesso lateral e seu adversário Alexis Sánchez não cumpria a distância regulamentar e o atrapalhava, saltando na sua frente. O árbitro ou o assistente deveria ter ido até o local e advertir verbalmente o jogador do Arsenal, mas como isso não foi feito, Fuchs cobra o lateral e acerta o rosto de Sánchez propositalmente.

Você é o árbitro e ao ver este lance:

– Advertiria verbalmente o jogador do Arsenal antes da cobrança?

– Daria cartão para o Sánchez pelos gestos e a distância da linha?

– Daria cartão para o Fuchs pela forma que arremessou a bola?

– Ambos merecem cartões?

– Qual a cor do cartão?

– Acontece mais de 1 infração?

– Se sim, qual ocorreu primeiro ou as duas acontecem ao mesmo tempo?

– Marcaria infração do jogador do Arsenal ou do Leicester?

– Como reiniciaria o jogo: arremesso Lateral, tiro livre indireto ou tiro livre direto e a favor de qual equipe?

Agora é hora de descobrir o que as regras dizem.

O arremesso lateral tem sua própria regra e alguns itens são fundamentais para analisar este lance:

– todos os adversários devem estar a pelo menos 2 metros de distância do ponto da linha lateral de onde o arremesso lateral deve ser executado;

– se um jogador, ao efetuar de forma correta um arremesso lateral, jogar a bola intencionalmente em um adversário com objetivo de voltar a jogá-la, sem que o faça de modo imprudente (falta de atenção ao cometer uma falta sem cartão), temerário (desconsidera o risco ao adversário, cartão amarelo deve ser aplicado) ou com uso de força excessiva (assume o risco de lesionar o adversário, punível com cartão vermelho), o árbitro permitirá que o jogo continue;

– um adversário que distrair ou impedir o executante de cobrar o arremesso lateral (inclusive aproximando-se a menos de 2 metros do local do arremesso) será advertido com cartão amarelo por conduta antidesportiva e, se o arremesso já tiver sido executado, será marcado um tiro livre indireto.

Já na regra 12, Faltas e Incorreções, tem uma parte que diz:

Se um jogador que esteja dentro ou fora do campo de jogo arremessar ou chutar um objeto (ou a bola que não a do jogo) em um jogador adversário, ou jogar ou chutar um objeto (inclusive a bola do jogo) em um substituto adversário, em um substituído ou em um jogador expulso, ou em um oficial de equipe, ou em um oficial de arbitragem, ou na bola do jogo, o jogo deve ser reiniciado com um tiro livre direto, cobrado do local onde o objeto atingir ou poderia atingir a pessoa ou a bola.

Na regra 5, o Árbitro, consta:

– O árbitro: • punirá a infração mais grave, considerando a punição, o reinício do jogo, a gravidade do contato físico e o impacto tático, quando ocorrerem mais do que uma infração ao mesmo tempo;

– o árbitro deve tomar as decisões do jogo com o máximo de sua capacidade, de acordo com as regras e o “espírito do jogo”, segundo sua opinião. O árbitro deve tomar as decisões do jogo com o máximo de sua capacidade, de acordo com as regras e o “espírito do jogo”, segundo sua opinião.

As regras muitas vezes se cruzam em um mesmo lance, por isso é fundamental o árbitro conhecer e dominar todas as regras, saber o conceito e aplicá-la em campo, ainda mais em situações de jogo nada corriqueiras.

Alexis Sánchez não cumpriu a distância de 2 metros que diz a regra, ainda fez gestos para distrair o adversário. Fuchs cobra o arremesso lateral de forma correta, porém pode-se considerar uma ação bem no mínimo imprudente, porém mais temerária à uso de força excessiva. A própria regra diz que o árbitro vai tomar a decisão segundo sua opinião, o que muitas vezes dá margem à interpretações. E ainda tem o ponto da regra que se 2 infrações ocorrerem ao mesmo tempo, deve punir a mais grave.

Às vezes um lance que aparentemente é simples envolve várias indagações onde o árbitro precisa tomar uma decisão em pouquíssimos segundos. Se você viu o vídeo mais de uma vez para responder essas questões, lembre-se que principalmente em jogos sem o VAR (que é a maioria) ou mesmo com esse equipamento que só pode ser usado em casos específicos, o árbitro tem a única imagem do momento e deve tomar as decisões cabíveis.

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.