Pesquisar
Close this search box.

2022 Pode Ser o Ano da Virada para os eSports no Olimpismo

A inclusão e o sucesso dos esportes eletrônicos nos Jogos Asiáticos de 2018 como esportes de demonstração forçaram o início da conversa sobre sua inclusão nos Jogos Olímpicos. Naquela ocasião, em uma coletiva de imprensa, Thomas Bach, Presidente do Comitê Olímpico Internacional, negou veemente a possibilidade dos eSports serem sequer reconhecidos: “Eles, do nosso ponto de vista, são contraditórios aos valores olímpicos e, portanto, não podem ser aceitos”.

Além de abordar a violência nos jogos, Bach ainda argumentou que o COI serviria como plataforma para a indústria dos games: “Por que deveríamos fazer um evento para promover um evento para uma indústria? Esse não pode ser o futuro em que nós patrocinamos algo para fazer uma indústria mais rica”.

        No entanto, o alerta vermelho de crise no principal produto do Comitê Olímpico Internacional começou a soar. Na edição dos Jogos Olímpicos de 2016, a audiência televisiva encolheu pela primeira vez na história, e o aumento da audiência digital não foi capaz de compensar essa diminuição.

        Isso fez com que, já para a edição de 2020, o COI implantasse estratégias para atrair o público jovem, como a regra de incluir 5 modalidades jovens ou locais (desta regra que vêm o Skate em Tokyo 2020 e Break em Paris 2024) e a realização de duas competições testes de esportes eletrônicos.

Com o anúncio de que modalidades de esportes eletrônicos serão esporte de medalhas nos Jogos Asiáticos de 2022, podemos esperar que os resultados midiáticos da competição pautarão a política do Comitê Olímpico Internacional sobre os eSports, e a perspectiva é positiva.

A adesão das desenvolvedoras (donas dos jogos), clubes, atletas e fãs têm sido muito relevante e isso se deve principalmente ao fato de que a comunidade legítima e a Asian Electronic Sports Federation nutrem entre si um bom relacionamento, diferente do que ocorre com as confederações no Brasil.

Por conta desse relacionamento, a competição contará com seleções que possuem, de fato, os melhores jogadores de cada país. Se destaca a seleção Sul-Coreana de League of Legends contar com o treinador mais premiado de todos os tempos, Kim “kkOma” Jeong-gyun (김정균), além de ter convocado os melhores jogadores da Liga Coreana:

Os Jogos Asiáticos de 2022, que estavam marcados para acontecer em Hangzhou – China entre 10 e 25 de setembro, foram adiados por conta dos novos surtos de Covid-19 no país. Ainda não há nova data determinada.

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.