Nosso Time

Alberto Israel Barbosa de Amorim Goldenstein
Advogado, especialista em Direito Empresarial e Civil pela Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDCONST); mestre em direito pelo UNIBRASIL; advogado inscrito na OAB/PR sob o n.º 59.336; membro da comissão de Direito Empresarial da OAB/PR; secretário da Comissão de Direito Desportivo da OAB /PR; vice-presidente do Instituto Paranaense de Direito Desportivo; coordenador da Pós-Graduação em Direito Desportivo da Universidade Positivo. Colunista do Lei em Campo.
Alexandre Barreto
Editor do Lei em Campo. Sócio da 3GB Comunicação, especializada em revisão de textos e comunicação para empresas. Palestrante sobre língua portuguesa e comunicação correta. Professor de cursos sobre o uso da língua em ambiente profissional. Pós-graduado em língua portuguesa.
Ana Mizutori
Advogada no Ambiel, Manssur, Belfiore, Gomes e Hanna Advogados. Mestranda em Direito Desportivo pela PUC/SP. Diretora da Comissão Jovem da Academia Nacional de Direito Desportivo. Auditora vice-presidente do STJD do Futsal. Auditora auxiliar do Pleno do STJD do Futebol. Auditora do STJD do CBDN. Coordenadora científica do curso Você Acadêmico do FutClass.
Ana Paula Macedo Terra
Ana Paula Macedo Terra é advogada e consultora em Direito Esportivo, Compliance, Políticas Públicas e Advocacy. Ocupou a função de gerente jurídica no Comitê Olímpico do Brasil, atuando como advogada nas edições dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, Londres 2012 e Rio de Janeiro 2016. Escreve no Lei em Campo na coluna “Ensaios sobre as Olimpíadas”.
Andrei Kampff
Jornalista formado pela PUC-RS e advogado pela UFRGS-RS. Trabalha com esporte há 25 anos, tendo participado dos principais eventos esportivos do mundo. Sócio na Gelson Ferrareze Advogados Associados, é pós-graduado em Direito Esportivo, mestrando em Direito e conselheiro do Instituto Ibero-Americano de Direito Esportivo. É autor do livro “#Prass38”.
Bruno Coaracy Duarte
Fernanda Soares
Fernanda Soares é advogada especialista em Negócios no Esporte e Direito Desportivo. Formada também em Relações Internacionais e pós-graduada em Direito, Logística e Negócios Internacionais. Atualmente exerce o cargo de procuradora do Tribunal de Justiça Desportiva do futebol (TJD/MG) e de defensora dativa do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJDAD). Escreve no Lei em Campo na coluna “Tribunal da Bola”.
Futebol S/A
"A paixão a serviço da razão. E vice-versa. Transmitimos ao torcedor tudo sobre gestão, negócios e o que pode acontecer quando a bola rolar em campo. No rádio, na internet, em redes sociais, sites e plataformas de streaming. Em podcast, textos, matérias, programas ao vivo, vídeos. Fincamos a bandeira como um canal de conteúdo especializado em gestão e futebol. Uma abordagem cada vez mais necessária para entender o jogo. Dá pra dizer que nascemos na cara do gol."
Gustavo Lopes
Professor, consultor, parecerista, mestre e doutorando em Direito Desportivo. Vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo e presidente do Instituto Mineiro de Direito Desportivo. Escreve na coluna “Desporto: temas, textos e contextos” todos os domingos.
Ivana Negrão
Jornalista formada pela UFRN, com especialização em Jornalismo Econômico. Trabalhou na TV Tropical/ Rede Record no Rio Grande do Norte, Rádio 98FM de Natal e Band Natal como repórter e apresentadora. Atualmente na ESPN Brasil, em São Paulo, e no Blog Lei em Campo.
João Paulo di Carlo Perez
Advogado, mestre em Direito Desportivo pela Universidad Europea/Real Madrid e pós-graduando em Direito Empresarial pela PUC-RJ.
Luiza Rosa Moreira de Castilho
Advogada. Especialista em Governança e Compliance no Futebol. Diplomada em Gênero e Esporte. Auditora na 1ª Comissão Disciplinar do STJD do Judô. Auditora no TJD/PR de Motociclismo. Presidente brasileira do Capítulo Esportes do All Ladies League. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo, membro da Comissão de Direito Desportivo da OAB/PR.
Luiz G. G. Costa
Advogado internacional no escritório inglês Fletcher Day, em Londres. É especializado em resolução de conflitos e atua em prol de atletas e empresários na Inglaterra e Europa. Escreve na seção “Janela jurídica” todas as quintas-feiras.
Luiz Marcondes
Doutorando em Esporte pelo INEFC e Universidade de Lérida – Espanha; mestre em Direito Desportivo pela Universidade de Lérida – Espanha; pós-graduado em Direito Civil pela UNIFIA/SP; coordenador e professor do curso de Pós-Graduação em Direito Desportivo do Instituto Iberoamericano de Derecho Deportivo (IIDD); presidente do Instituto Iberoamericano de Derecho Deportivo (IIDD); membro efetivo titular da cadeira nº 49 da Academia Nacional de Direito Desportivo (ANDD); membro da INEFC Sports Law Alumni; autor do livro “Direitos econômicos de jogadores de futebol”, da editora Juruá; advogado inscrito na OAB/SP. Escreve na coluna “Direito da bola” todos os sábados.
Martinho Neves Miranda
Ex-Procurador do BNDES; Advogado; Procurador de carreira do Município do Rio de Janeiro; Árbitro do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem; Auditor do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem; Professor visitante da Universitè de LILLE da França; Mestre em Novos Direitos pela UNESA; Coordenador Acadêmico da Universidade Cândido Mendes/RJ; Professor de Direito Civil e de Direito Desportivo; Autor do livro "O Direito no Desporto” e de várias obras nas áreas de direito Constitucional, Civil e Administrativo e trabalhista; Integrou a Comissão de Estudos Jurídicos do Ministério do Esporte; Foi coordenador da Candidatura do Rio aos Jogos Pan-americanos de 2007 e consultor jurídico para os Jogos Olímpicos de 2016. Escreve a coluna "Tribuna esportiva" no blog Lei em Campo.
Maurício Corrêa da Veiga
Maurício Corrêa da Veiga é doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade Autónoma de Lisboa (UAL); presidente da Comissão de Direito Desportivo do IAB; professor do Master Diritto e Sport da Universidade Sapienza de Roma; vice-presidente da Comissão Especial de Direito Desportivo da OAB Nacional; membro fundador da Academia Nacional de Direito Desportivo; membro da Comissão de Altos Estudos do Contrato Especial de Trabalho Desportivo e da Justiça Desportiva da Federação Paulista de Futebol; advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil e na Ordem dos Advogados Portugueses; autor de 6 livros; sócio do Corrêa da Veiga Advogados. Escreve no Lei em Campo na coluna “Sem Olé na Lei”.
Milton Jordão
Advogado; mestre em Políticas Sociais e Cidadania pela UCSal/Bahia e mestrando em Direito Desportivo pela Universidade de Lleida/ESP; diretor-tesoureiro da CAA BA, ex-conselheiro Seccional OAB/BA; membro da Comissão Especial de Direito Desportivo da OAB Nacional; membro das Comissões de Direito Desportivo da OAB/BA e OAB/SE; presidente do Instituto de Direito Desportivo da Bahia (IDDBA); membro do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD); presidente do STJD do Judô e do TJD do Karatê da Bahia; ex-procurador do STJD do Futebol; autor de obras e artigos jurídicos na área do Direito Desportivo. Escreve no Lei em Campo na coluna “Direito no lance”.
Nicholas Bocchi
Nicholas Bocchi é advogado, especialista em Direito Esportivo, membro da Academia Nacional de Direito Desportivo Jovem e do Conselho Brasileiro do Intituto Iberoamericano de Derecho Deportivo. Foi atleta profissional de League of Legends e diretor de categorias de base da CNB e-Sports Club.
Nilo Patussi
Advogado e especialista em São Paulo, com MBA em Gestão Empresarial e Post MBA em Governança Corporativa e Compliance, ambos pela Fundação Getulio Vargas, com Certificação Internacional em Compliance Avançado pela Chartered Institute for Securities & Investment (CISI), da Inglaterra, além de diversos cursos em compliance e ética profissional. Tem MBA Executivo pela Universidade da Califórnia – Irvine. É pós-graduando em Gestão de Esportes pela FIFA/CIES/FGV, atuando há mais de dez anos no escritório em que é sócio. Escreve na coluna “Jogo ético” toda as quartas-feiras.
Pedro Henrique Mendonça
Advogado com atuação especializada na área esportiva desde 2010; mestre em Direito Transnacional, pós-graduado em Direito Desportivo, LL.M International Business Law e LL.M. Direito Corporativo; presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB/DF; membro da Associação Portuguesa de Direito Desportivo (APDD); conselheiro da Sociedade Brasileira de Direito Desportivo (SBDD); membro do Conselho Editorial (Divisão América do Sul, Central e Caribe) da LawInSport. Escreve no Lei em Campo na coluna “Na pista, na grama”.
Rafael Teixeira Ramos
Professor de Direito da UNICHRISTUS; doutorando em Direito Empresarial, mestre em Direito do Trabalho, pós-graduado em Direito do Trabalho e pós-graduado em Direito do Desporto, todos pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; titular da Cadeira n. 48 da Academia Nacional de Direito Desportivo (ANDD). Escreve no Lei em Campo na coluna "Tributo a Álvaro Melo Filho".
Renata Ruel
Renata Ruel é comentarista dos canais ESPN, ex-árbitra de futebol do quadro da FPF e CBF. MBA em Gestão do Esporte, pós em Jornalismo Esportivo pela Unyleya, graduada em Administração pela PUC-SP e em Pedagogia. Jornalista, colunista, palestrante, professora e criadora do canal Apitoresco.
Rafael Marchetti Marcondes
Professor de Direito Esportivo e Tributário. Doutor e mestre em Direito Tributário pela PUC/SP. Mestre em Gestão Esportiva pelo ISDE/ FC Barcelona. Especialista em Direito Tributário pela FGV/SP. Bacharel em Direito pela PUC/SP. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD). Advogado em São Paulo.
Theotônio Chermont
Bacharel em Direito pela Faculdade Cândido Mendes do Rio de Janeiro. Pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho, especializado na área trabalhista e desportiva, com diversos cursos específicos nessas áreas. Representou o Clube de Regatas do Flamengo na área trabalhista contenciosa por vários anos. Ministrou aulas de Direito Desportivo na Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados de São Paulo, Faculdade Cândido Mendes. Sócio de @cecbadvs e presidente da @cndd_aba
Vinícius Loureiro Morrone
Vinícius Loureiro Morrone é formado em Direito e Administração de Empresas, mestre e doutorando em Administração, tem experiência em diversos ramos do Direito Esportivo e em consultorias de gestão esportiva para várias modalidades. Atua com foco em estratégia, governança e marketing esportivos.
Wladimyr Camargos
Advogado, sócio da Camargos Advogados, doutor em Direito pela UnB e professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás. Foi membro da Conmebol. É autor de "Constituição e Esporte no Brasil" (Ed. Kelps) e "Lei Geral da Copa Comentada" (Ed. RT). Escreve na coluna "A lei é clara[?]" todas as segundas-feiras.

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.