Nosso Time

Alexandre Barreto
Editor do Lei em Campo. Sócio da 3GB Comunicação, especializada em revisão de textos e comunicação para empresas. Palestrante sobre língua portuguesa e comunicação correta. Professor de cursos sobre o uso da língua em ambiente profissional. Pós-graduado em língua portuguesa.
Ana Paula Macedo Terra
Ana Paula Macedo Terra é advogada e consultora em Direito Esportivo, Compliance, Políticas Públicas e Advocacy. Ocupou a função de gerente jurídica no Comitê Olímpico do Brasil, atuando como advogada nas edições dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, Londres 2012 e Rio de Janeiro 2016. Escreve no Lei em Campo na coluna “Ensaios sobre as Olimpíadas”.
Andrei Kampff
Jornalista formado pela PUC-RS e advogado pela UFRGS-RS. Trabalha com esporte há 25 anos, tendo participado dos principais eventos esportivos do mundo. Sócio na Gelson Ferrareze Advogados Associados, é pós-graduado em Direito Esportivo, mestrando em Direito e conselheiro do Instituto Ibero-Americano de Direito Esportivo. É autor do livro “#Prass38”.
Fernanda Soares
Fernanda Soares é advogada especialista em Negócios no Esporte e Direito Desportivo. Formada também em Relações Internacionais e pós-graduada em Direito, Logística e Negócios Internacionais. Atualmente exerce o cargo de procuradora do Tribunal de Justiça Desportiva do futebol (TJD/MG) e de defensora dativa do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJDAD). Escreve no Lei em Campo na coluna “Tribunal da Bola”.
Gustavo Lopes
Professor, consultor, parecerista, mestre e doutorando em Direito Desportivo. Vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo e presidente do Instituto Mineiro de Direito Desportivo. Escreve na coluna “Desporto: temas, textos e contextos” todos os domingos.
Ivana Negrão
Jornalista formada pela UFRN, com especialização em Jornalismo Econômico. Trabalhou na TV Tropical/ Rede Record no Rio Grande do Norte, Rádio 98FM de Natal e Band Natal como repórter e apresentadora. Atualmente na ESPN Brasil, em São Paulo, e no Blog Lei em Campo.
Luiz G. G. Costa
Advogado internacional no escritório inglês Fletcher Day, em Londres. É especializado em resolução de conflitos e atua em prol de atletas e empresários na Inglaterra e Europa. Escreve na seção “Janela jurídica” todas as quintas-feiras.
Luiz Marcondes
Doutorando em Esporte pelo INEFC e Universidade de Lérida – Espanha; mestre em Direito Desportivo pela Universidade de Lérida – Espanha; pós-graduado em Direito Civil pela UNIFIA/SP; coordenador e professor do curso de Pós-Graduação em Direito Desportivo do Instituto Iberoamericano de Derecho Deportivo (IIDD); presidente do Instituto Iberoamericano de Derecho Deportivo (IIDD); membro efetivo titular da cadeira nº 49 da Academia Nacional de Direito Desportivo (ANDD); membro da INEFC Sports Law Alumni; autor do livro “Direitos econômicos de jogadores de futebol”, da editora Juruá; advogado inscrito na OAB/SP. Escreve na coluna “Direito da bola” todos os sábados.
Martinho Neves Miranda
Ex-Procurador do BNDES; Advogado; Procurador de carreira do Município do Rio de Janeiro; Árbitro do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem; Auditor do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem; Professor visitante da Universitè de LILLE da França; Mestre em Novos Direitos pela UNESA; Coordenador Acadêmico da Universidade Cândido Mendes/RJ; Professor de Direito Civil e de Direito Desportivo; Autor do livro "O Direito no Desporto” e de várias obras nas áreas de direito Constitucional, Civil e Administrativo e trabalhista; Integrou a Comissão de Estudos Jurídicos do Ministério do Esporte; Foi coordenador da Candidatura do Rio aos Jogos Pan-americanos de 2007 e consultor jurídico para os Jogos Olímpicos de 2016. Escreve a coluna "Tribuna esportiva" no blog Lei em Campo.
Maurício Corrêa da Veiga
Maurício Corrêa da Veiga é doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade Autónoma de Lisboa (UAL); presidente da Comissão de Direito Desportivo do IAB; professor do Master Diritto e Sport da Universidade Sapienza de Roma; vice-presidente da Comissão Especial de Direito Desportivo da OAB Nacional; membro fundador da Academia Nacional de Direito Desportivo; membro da Comissão de Altos Estudos do Contrato Especial de Trabalho Desportivo e da Justiça Desportiva da Federação Paulista de Futebol; advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil e na Ordem dos Advogados Portugueses; autor de 6 livros; sócio do Corrêa da Veiga Advogados. Escreve no Lei em Campo na coluna “Sem Olé na Lei”.
Milton Jordão
Advogado; mestre em Políticas Sociais e Cidadania pela UCSal/Bahia e mestrando em Direito Desportivo pela Universidade de Lleida/ESP; diretor-tesoureiro da CAA BA, ex-conselheiro Seccional OAB/BA; membro da Comissão Especial de Direito Desportivo da OAB Nacional; membro das Comissões de Direito Desportivo da OAB/BA e OAB/SE; presidente do Instituto de Direito Desportivo da Bahia (IDDBA); membro do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD); presidente do STJD do Judô e do TJD do Karatê da Bahia; ex-procurador do STJD do Futebol; autor de obras e artigos jurídicos na área do Direito Desportivo. Escreve no Lei em Campo na coluna “Direito no lance”.
Nicholas Bocchi
Nicholas Bocchi é advogado, especialista em Direito Esportivo, membro da Academia Nacional de Direito Desportivo Jovem e do Conselho Brasileiro do Intituto Iberoamericano de Derecho Deportivo. Foi atleta profissional de League of Legends e diretor de categorias de base da CNB e-Sports Club.
Nilo Patussi
Advogado e especialista em São Paulo, com MBA em Gestão Empresarial e Post MBA em Governança Corporativa e Compliance, ambos pela Fundação Getulio Vargas, com Certificação Internacional em Compliance Avançado pela Chartered Institute for Securities & Investment (CISI), da Inglaterra, além de diversos cursos em compliance e ética profissional. Tem MBA Executivo pela Universidade da Califórnia – Irvine. É pós-graduando em Gestão de Esportes pela FIFA/CIES/FGV, atuando há mais de dez anos no escritório em que é sócio. Escreve na coluna “Jogo ético” toda as quartas-feiras.
Pedro Henrique Mendonça
Advogado com atuação especializada na área esportiva desde 2010; mestre em Direito Transnacional, pós-graduado em Direito Desportivo, LL.M International Business Law e LL.M. Direito Corporativo; presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB/DF; membro da Associação Portuguesa de Direito Desportivo (APDD); conselheiro da Sociedade Brasileira de Direito Desportivo (SBDD); membro do Conselho Editorial (Divisão América do Sul, Central e Caribe) da LawInSport. Escreve no Lei em Campo na coluna “Na pista, na grama”.
Rafael Teixeira Ramos
Professor de Direito da UNICHRISTUS; doutorando em Direito Empresarial, mestre em Direito do Trabalho, pós-graduado em Direito do Trabalho e pós-graduado em Direito do Desporto, todos pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; titular da Cadeira n. 48 da Academia Nacional de Direito Desportivo (ANDD). Escreve no Lei em Campo na coluna "Tributo a Álvaro Melo Filho".
Renata Ruel
Renata Ruel é comentarista dos canais ESPN, ex-árbitra de futebol do quadro da FPF e CBF. MBA em Gestão do Esporte, pós em Jornalismo Esportivo pela Unyleya, graduada em Administração pela PUC-SP e em Pedagogia. Jornalista, colunista, palestrante, professora e criadora do canal Apitoresco.
Vinícius Loureiro Morrone
Vinícius Loureiro Morrone é formado em Direito e Administração de Empresas, mestre e doutorando em Administração, tem experiência em diversos ramos do Direito Esportivo e em consultorias de gestão esportiva para várias modalidades. Atua com foco em estratégia, governança e marketing esportivos.
Wladimyr Camargos
Advogado, sócio da Camargos Advogados, doutor em Direito pela UnB e professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás. Foi membro da Conmebol. É autor de "Constituição e Esporte no Brasil" (Ed. Kelps) e "Lei Geral da Copa Comentada" (Ed. RT). Escreve na coluna "A lei é clara[?]" todas as segundas-feiras.

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.