Após anunciar no último dia 8 de maio a permissão para as equipes realizarem até cinco substitutos por partida no retorno do futebol após a paralisação por conta do novo coronavírus, o Conselho de Administração da Internacional Association Board (IFAB) concordou em estender o período para o aumento no número de trocas até julho de 2021 nos campeonatos locais e nas competições internacionais competições agendadas para julho/agosto de 2021.
A principal razão para a alteração temporária foi o impacto no bem-estar dos jogadores em competições disputadas em um período condensado e em diferentes condições climáticas. A revisão recente mostrou que os motivos da alteração temporária permanecem válidos e o impacto no bem-estar do jogador provavelmente continuará em 2021 devido a vários fatores.
Segundo a entidade máxima do futebol, algumas competições que foram retomadas em 2020 podem ter um período de recuperação/preparação mais curto do que o habitual antes do início da próxima temporada, por isso a necessidade da manutenção do aumento de substituições.
Para muitas competições, a temporada 2020/21 envolverá partidas sendo disputadas em um período condensado devido a um atraso no início e à incapacidade de terminar mais tarde do que o habitual, devido aos principais torneios internacionais.
A Fifa manteve a estratégia para evitar interrupções no jogo. Assim, cada equipe terá apenas três oportunidades para fazer substituições, embora as substituições feitas no intervalo não sejam contadas como uma das três oportunidades.
A decisão de aplicar esta emenda temporária permanece a critério de cada organizador da competição.
“O impacto variável da pandemia no futebol será mantido sob constante revisão para garantir que as ações apropriadas sejam tomadas no futuro em relação a esta alteração temporária”, declarou a Fifa, através de comunicado.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo