Pesquisar
Close this search box.

31 medalhas conquistas em Londres-2012 são retiradas após reanálise de exames antidoping; Rússia lidera lista de países

Na última segunda-feira (5), a Agência Internacional de Testes (ITA) apresentou um relatório que aponta 73 violações das regras antidoping nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Por conta disso, 31 medalhas conquistadas há 10 anos foram retiradas. A informação foi divulgada pelo ‘ge’.

A agência não informou os nomes dos atletas desclassificados, apenas quais países e quais modalidades os testes deram positivo. O levantamento de peso foi o esporte com mais testes positivos, 36; seguido pelo atletismo, com 28. A luta olímpica (wrestling) teve três; a canoagem, duas. Por fim, boxe, ciclismo, natação e voleibol tiveram um teste positivo cada.

Entre os países, a Rússia liderou o ranking, com 21 violações. Em seguida aparecem: Belarus, com 11; Ucrânia, com sete; Cazaquistão, com seis; e Turquia, com cinco.

De acordo com a ITA, 13 das 31 medalhas retiradas foram de atletas russos, sendo 10 de prata. O Cazaquistão foi a nação que perdeu o maior número de ouros: quatro. Do total geral de oito medalhas de ouro removidas, cinco foram no levantamento de peso.

A agência analisou, ao todo, 2.727 amostras colhidas nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. O alto número de testes positivos é explicado por um novo método adotado pela entidade para detectar o uso de anabolizantes, algo que não existia há 10 anos.

“Às vezes, o tempo é uma dessas ferramentas que permite que a ciência e as abordagens antidoping evoluam a ponto de novos métodos de detecção poderem ser aplicados a amostras coletadas há muitos anos. É por isso que a ITA está comprometida com abordagens inteligentes e abrangentes para o esporte limpo. Os trapaceiros nunca devem se sentir seguros, nem agora, nem amanhã, nem daqui a 10 anos”, disse o diretor-geral do ITA, Benjamin Cohen.

Crédito imagem: Divulgação

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.