Search
Close this search box.

93% dos atletas brasileiros já sofreram algum tipo de assédio, aponta pesquisa

Em uma pesquisa para seu mestrado, a ex-nadadora brasileira e integrante da Comissão de Ética do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Joanna Maranhão, apontou que 93% dos atletas brasileiros já sofreram algum tipo de assédio, seja físico, sexual ou psicológico. A informação foi divulgada pelo ‘ge’.

Ao todo, 1043 atletas foram ouvidos. Desses, 93% relataram casos de assédio psicológico, 64% de assédio sexual e 49,7% de assédio físico. Mais da metade dos entrevistados eram mulheres e apenas 1% preferiu não se identificar com nenhum gênero.

Segundo Joanna, entre os países que fizeram pesquisas nesse sentido, o Brasil detém mais que o dobro de casos de assédio, dados esse que servem de alerta. A ex-nadadora se diz uma militante pelo esporte seguro e é uma vítima de assédio sexual.

“Eu sou uma mulher de 35 anos, eu fui uma atleta de alto rendimento por muitos anos, já representei o Brasil em quatro Jogos Olímpicos. E, se tratando desse tema, eu tenho a pior experiência que uma pessoa pode ter: eu sofri abuso sexual aos nove anos de idade pelo meu treinador. Como a maioria das vítimas, eu só fui trazer isso à tona muitos anos depois e isso, infelizmente, ditou a minha vida. E hoje eu falo como pesquisadora na área”, disse Joanna em entrevista para o site.

Agora, Joanna quer tornar os dados da pesquisa mais públicos e gerar uma conscientização de jovens atletas sobre o assédio no esporte.

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.