Pesquisar
Close this search box.

A arbitragem no Brasileirão

Como sempre, trazemos o olhar da especialista para analisar os lances polêmicos ou interessantes de cada rodada. Nesta última rodada do Brasileirão 2018, Renata Ruel nos conta o que houve em Grêmio x Corinthians!

“O Brasileirão chegou ao fim em 2018 com título do Palmeiras, classificações para a tão sonhada Libertadores, tristezas de rebaixados, alegrias de alguns que estavam desesperados e lances sobre a lei (regras) do jogo, aqui no site Lei em Campo, para serem analisados com um olhar diferente.

Na partida Grêmio x Corinthians, em um lance raro de bola ao chão, observa-se, após uma paralisação para atender um jogador caído, que o árbitro reiniciará o jogo com bola ao chão. A regra do jogo diz que a bola somente entrará em jogo quando tocar o chão, sem que tenha tocado em um jogador antes disso. A regra ainda diz que, se a bola tocar em um jogador antes de tocar no chão, o procedimento deverá ser repetido.

Porém, como o vídeo e as fotos mostram, o jogador toca a bola antes de ela tocar o solo, e a arbitragem deixa o lance seguir; dessa forma, pela regra, a bola não entra em jogo.

Interessante é não ver jogadores, comissão, torcedores, nem os comentaristas de TV, questionando o ocorrido no momento.

Por que não houve reclamação? Desconhecimento de regra ou falta de atenção, concentração?

E se ocorre um gol desse lance, tendo tocado em dois jogadores ou mais (outro ponto da regra), isso geraria um erro de direito ou de fato? Nesse caso, um erro de fato, pois o árbitro alegaria não ter visto a bola não tocar no chão.

O trabalho em equipe é fundamental para não deixar passar nada despercebido durante o jogo. No bola ao chão, esse trabalho acabou falhando, mas em outro lance o trabalho da equipe de arbitragem funcionou de forma exemplar: o assistente assinala uma falta, o árbitro aplica o cartão para o jogador errado, e o adicional informa quem realmente foi o infrator, legitimando o lance, vide fotos e vídeo.

Cartão vermelho para o jogador errado

O cartão vermelho é anulado

Cartão amarelo para o infrator

 

Há lances polêmicos e interpretativos em todas as rodadas, avaliados por diversos meios, mas o intuito é mostrar aqui o fato para o conhecimento, e não simplesmente como crítica. A crítica em um lance polêmico por si só acrescenta em quê? Relevante é encontrar o motivo do erro, para poder aprender, corrigir e evitar que ocorra novamente.

As regras do jogo foram feitas para o futebol, não somente os árbitros devem conhecê-las.”

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.