A classificação final

Com o fim do Campeonato Brasileiro, algumas importantes definições acontecem, como, por exemplo, que disputará, em 2020, a Copa Libertadores da América, a Copa Sul-Americana e, aos que foram rebaixados, o Campeonato Brasileiro – Série B.

Outro ponto muito importante que a tabela de classificação final determina é o valor que cada clube levará como premiação de seus desempenhos no Brasileirão. Os prêmios dessa edição do campeonato variaram de R$ 33 milhões (prêmio do primeiro colocado – Flamengo) a R$ 11 milhões (prêmio do décimo-sexto colocado – Ceará).

Mas o que acontece se houver empate de pontos por dois ou mais pontos? Quais os critérios que serão levados em consideração e a sua respectiva ordem?

É o que será tratado nesse Por dentro da Lei.

O artigo 14 do Regulamento de Competições do Campeonato Brasileiro – série A prevê que, em caso de empate entre dois ou mais clubes, os critérios para desempate serão:

1º) maior número de vitórias;

2º) maior saldo de gols;

3º) maior número de gols pró;

4º) confronto direto;

5º) menor número de cartões vermelhos recebidos;

6º) menor número de cartões amarelos recebidos;

7º) sorteio.

Se, eventualmente, a critério 4º (confronto direto), precisar ser analisado, será levado em consideração os jogos tanto do primeiro quanto do segundo turno (180 minutos). Se persistir o empate, será levado em consideração o maior número de gols no campo do adversário.

Outro ponto que precisa ser lembrado, nessa ordem de desempate, é que, se houver empate entre três ou mais clubes até o 3º critério, o confronto direto, 4º critério, não será utilizado e seguirá para o 5º critério e seguintes.

Esse artigo do regulamento foi importante, em 2019, para determinar a classificação final do Bahia, 11º colocado e do Vasco da Gama,  12º colocado. Ambos atingiram 49 pontos, mesmo número de vitórias (1º critério de desempate) mas com saldo de gols (2º critério de desempate) em favor da equipe de Salvados, 1, contra -6 do Vasco.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Últimas Notícias

Colunas

Seções

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.