Pesquisar
Close this search box.

A Copa escondida pela FIFA

Todos sabem que a primeira Copa do Mundo se deu em 1930, no Uruguai e que este ano será realizada a vigésima segunda Copa do Mundo, dessa vez, no Catar.

O que pouca gente sabe é que, em 1980, em comemoração ao cinquentenário da Copa do Mundo, a FIFA organizou, no Uruguai, a Copa Ouro.

A competição reuniria todas as Seleções campeãs do mundo até então, Brasil (58,62 e 70), Uruguai (30 e 50), Argentina (78), Itália (34 e 38), Alemanha (54 e 74) e Inglaterra (66). Entretanto, com a desistência dos ingleses, a Holanda, vice nas duas Copa anteriores, foi convidada.

O regulamento da Copa Ouro trazia dois grupos com três seleções que se enfrentariam e a primeira colocada garantiria vaga para a final.

O Grupo 1 trazia Holanda, Itália e Uruguai, enquanto o 2 tinha Alemanha, Argentina e Brasil.

Todas as partidas ocorreram no mítico estádio Centenário de Montevidéu. A competição foi transmitida “ao vivo” para toda América do Sul e Europa.

Brasil e Uruguai fizeram a finalíssima, vencida pelos donos da casa por 2 a 1.

A Copa Ouro ficou conhecida na América do Sul como “Mundialito”.

A competição marcou o início da derrocada da Ditadura Uruguaia.

Enquanto os militares uruguaios esperavam fazer do “Mundialito” um cartão de apresentação do sucesso da ditadura, como os argentinos fizeram em 1978, a competição uniu o povo que, pela primeira vez teve a coragem de gritar: “Vai Acabar, vai acabar a ditadura militar!”.

Em consulta ao site da entidade, não há nenhuma menção ao “Mundialito”.

Ao perceber a grande politização do evento e com receio de que sua imagem fosse relacionada a uma competição que iniciou o fim de um regime militar, a FIFA, simplesmente escondeu a Copa Ouro.

O grande medo da entidade, então presidida pelo brasileiro João Havelange, era de que essa vinculação afetasse futuros negócios.

Curiosamente, a Copa de 1978, que exaltou a Ditadura Militar argentina não foi escondida.

Finalmente, a fim de se aprofundar no tema, há um excelente documentário, de Sebastián Bednarik e Andrés Varela, “Mundialito” cujo trailer pode ser visto no YouTube.

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.