A gripe equina

Na semana passada, a British Horseracing Authority (BHA) decidiu suspender todas as provas equinas depois de descobertos dez casos de gripe equina em dois estábulos de cavalos de corrida no Reino Unido. Por ser um vírus altamente contagioso, a BHA decidiu suspender as provas e corridas, afetando imensamente essa indústria multimilionária.

Para se ter uma ideia da magnitude dessa indústria, é estimado que mais de 600 milhões de telespectadores, em mais de 140 países, assistam ao Grand National (corrida realizada anualmente em Liverpool desde 1839), cujo prêmio ultrapassa £ 1 milhão. Cerca de 85 mil pessoas são empregadas diretamente por essa indústria.

O Grand National é um evento muito popular no calendário cultural britânico. Centenas de milhares de apostas são feitas por fãs desse esporte, mas, principalmente, por pessoas que normalmente não têm o costume de assistir ou apreciar o esporte com regularidade. Todos fazem uma “fezinha”.

Apesar do glamour do Grand National, o calendário equestre britânico é intenso. Há corridas e provas praticamente o ano todo. Assim, uma vez que a gripe equina foi descoberta, o mundo equestre parou.

Apenas ontem algumas provas foram autorizadas a voltar à normalidade, em decorrência de um plano de gerenciamento de riscos imposto pela BHA. Uma das novas exigências da BHA é que os cavalos sejam vacinados a cada seis meses, e não anualmente, como era o costume. Com essa nova determinação, muitos cavalos não poderão competir nos próximos dias, até serem vacinados de novo.

No Reino Unido, todos os cavalos de corrida são vacinados contra esse tipo de gripe. Porém, devido à rapidez de mutação do vírus, quando há suspeita de contaminação, as autoridades do esporte intervêm com rapidez. Essa gripe é altamente contagiosa, e os sintomas nos cavalos são tosse, febre e corrimento no nariz, podendo ser fatal para esses animais.

Cabe a apenas três laboratórios no mundo (localizados na Inglaterra, na Irlanda e nos EUA), a missão de monitorar a febre equina para a World Organisation for Animal Health. Grande parte das pesquisas desses laboratórios é dedicada a entender a mutação desse vírus e a eficácia dos três tipos de vacinas atualmente existentes no mercado.

De acordo com uma reportagem da BBC nesta semana, o fato de que o “mundo equestre parou” por esses dias é um importante lembrete da importância do personagem principal desse esporte.

……….

Foto: The Mirror

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Últimas Notícias

Colunas

Seções

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.