Athanasios Rantos, advogado-geral do Tribunal de Justiça da União Europeia, publicou uma opinião nessa quinta-feira (15) em que apoia a FIFA e UEFA contra a criação da Superliga Europeia. Em seu texto, o magistrado afirma que não houve abuso de poder quando essas entidades ameaçaram sancionar os clubes envolvidos no projeto. A informação foi divulgada pelo ‘ge’.
“Embora a Superliga Europeia seja livre para criar sua própria competição de futebol independente fora do ecossistema da UEFA e da FIFA, ela não pode, além de criar essa competição, continuar a participar de competições de futebol organizadas pela FIFA e pela UEFA sem a autorização prévia dessas federações”, disse Athanasios Rantos.
A tendência é de que a partir da opinião do advogado-geral, os juízes do Tribunal de Justiça da União Europeia sigam a mesma linha de pensamento em cerca de 80% dos casos. Barcelona, Real Madrid e Juventus são as equipes que continuam apoiando a criação da Superliga Europeia.
Após a opinião de Athanasios Rantos, a Associação Europeia de Clubes (ECA) divulgou um comunicado reforçando a “forte exposição” à criação da competição.
“O parecer emitido hoje pelo advogado-geral do Tribunal de Justiça, Rantos, propõe uma clara rejeição dos esforços de alguns para minar os fundamentos e o patrimônio histórico do futebol europeu para a maioria. Como um órgão que representa quase 250 dos melhores clubes de futebol da Europa, a ECA é veemente em sua forte oposição aos poucos egoístas que buscam atrapalhar o futebol europeu de clubes e minar os valores que o sustentam”, afirmou o conselho administrativo da ECA.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo