Pesquisar
Close this search box.

Afinal, onde será a final?

A maior competição sul-americana de futebol já tem os finalistas da edição 2019 e voltará a observar um duelo entre Brasil e Argentina. O Flamengo, representante brasileiro, credenciou-se para a última partida após vencer o Grêmio, e o River confirmou sua participação em mais uma final após vencer o também argentino Boca Juniors.

Pela primeira vez na história do torneio a final será em partida única e jogo derradeiro não acontecerá em um dos países dos times finalistas. Assim como ocorre nas principais competições continentais europeias, o campeão será definido em uma partida em um estádio predefinido, conforme dispõe o regulamento da Copa. A mudança foi decidida pela CONMEBOL por conta dos episódios de violência e de falta de segurança e organização ocorridos em 2018, quando o último jogo entre River e Boca teve de ser realizado em Madri, na Espanha, após muitos problemas.

 A previsão é de  que a partida deste ano seja disputada em 23 de novembro, um sábado, em Santiago do Chile. Entretanto, o Chile não vive um bom momento político. Protestos marcaram o início da semana passada, por conta do aumento do preço da passagem do metrô em Santiago. Houve morte e muitos feridos seguem hospitalizadas, de acordo com informações do Ministério da Saúde.

A Conmebol manifestou a sua  intenção de manter a  final da Taça Libertadores da América em Santiago, mesmo após os fatos violentos dos últimos dias na capital do Chile por protestos de cidadãos contra a desigualdade no país.

Em  um comunicado, a instituição enfatizou  que “a data, local e horário inicialmente estipulado” estão mantidos para a realização da primeira final em partida única na que acontecerá no Estádio Nacional, mas levará em conta a “segurança dos clubes, jogadores, torcedores e meios de comunicação credenciados, para que o único protagonista seja o futebol sul-americano”.

Ainda que a intenção seja manter a decisão na capital chilena, o contato com as autoridades do país e com todos os responsáveis pela realização da partida é constante, pois há a previsão da troca do local em caso de necessidade nos regulamentos editados pela CONMEBOL.  O regulamento da competição dispõe:

“Art. 26 A FINAL da CONMEBOL Libertadores 2019 será disputada pelos

times vencedores das duas Semifinais. Os times disputarão uma partida

única pelo título de campeão do torneio de referência em uma sede

predefinida pela CONMEBOL.  (…)

§3º – A organização da partida final é de responsabilidade da CONMEBOL. (…)”1

Diário Olé, da Argentina, citou que  a Conmebol já começou a buscar um plano B caso a situação se mantenha e a final não possa acontecer com segurança no Chile.

Torcemos para que os torcedores de Flamengo e River possam torcer em paz para os seus times em um grande jogo no Chile, em Santiago e não no Santiago, o Bernabéu, estádio do Real Madri da Espanha, palco da finalíssima de 2018, que apontou os holofotes para as dificuldades sul-americanas de administrar grandes crises e colocou em perigo o pleito de Argentina, Paraguai e Uruguai de sediarem a Copa de 2030.

“Cree em grande”, CONMEBOL!

1 – REGULAMENTO

CONMEBOL

LIBERTADORES – edição 2019

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.