Search
Close this search box.

Agressão na Série C e a importância de se conhecer a regra do jogo

Campeonato Brasileiro Série C, Manaus e Treze-PB se enfrentaram e empataram em 1 a 1, porém a arbitragem sequer conseguiu terminar o jogo em função de uma confusão que acabou até em agressões.

A equipe do Treze vencia até os últimos minutos da partida, o árbitro assinalou 10 minutos de acréscimos, que não foram exagerados, em função de substituições, paralisações e atendimento médico que fez a perda de tempo ser realmente excessiva.

Aos 52’ minutos do segundo tempo, a equipe de Manaus empatou a partida e a confusão foi criada, os atletas do time paraibano foram para cima do assistente número 1, Luiz Andrini, dizendo que ele assinalou impedimento no lance e depois correu dando o gol.

As regras do futebol foram feitas para todos os amantes do futebol, todos que trabalham com a modalidade, e não somente para os árbitros. A importância de se conhecer as regras do esporte faz toda a diferença e isso fica claro neste lance do gol, a imagem mostra que não há a possibilidade de impedimento, não é sequer lance ajustado, o goleiro do Treze tira a bola depois que essa ultrapassou totalmente a linha, isto é, um gol foi marcado.

A Regra diz que: “Se foi marcado um gol, mas a bola parece, entretanto, continuar em jogo, o árbitro assistente deve primeiramente levantar sua bandeira para chamar a atenção do árbitro e depois seguir o procedimento habitual, correndo rapidamente ao logo da linha lateral uma distância de 25 a 30 metros na direção da linha de meio campo.”, Livro Regras do Futebol, CBF/FIFA

Diante da regra, para o assistente foi um lance ajustado de gol e realizou o procedimento conforme a regra, porém os jogadores entenderam que ao levantar a bandeira um impedimento havia sido marcado, o que não procedia.  Percebe-se que o bandeira tenta explicar aos atletas que era um procedimento comum em lances desse tipo e que não marcou nenhuma irregularidade, somente o gol.

Contudo, os jogadores paraibanos seguiram em cima do assistente com reclamações acintosas, sendo necessária a intervenção da polícia, que acabou agredida pelo goleiro Andrey, do Treze, com socos e pontapés. A polícia reagiu com spray de pimenta em direção aos atletas.

O árbitro, Ilbert Estevam, até tentou reiniciar a partida, mas os jogadores disseram que estavam sob o efeito do gás de pimenta e não tinham condições de continuar.

Conhecer as Regras do Futebol é fundamental para questionar as decisões tomadas em campo pela a arbitragem, sem dúvida que nada justifica a violência, porém o conhecimento pode evitar discussões e questionamentos sem base. As regras deveriam ser uma das primeiras coisas a se conhecer ao ingressar no futebol, seja o jogador, treinador e tantos outros, e não simplesmente para questionar a arbitragem, porém para criar estratégias, táticas de jogo dentro do que as leis da modalidade permitem.

Relato do árbitro na súmula da partida:

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.