O Ajax encontrou uma maneira inusitada para homenagear os torcedores que não puderam comparecer aos estádios durante a temporada por conta da pandemia de Covid-19. O clube, que garantiu no começo do mês o seu 35º título do Campeonato Holandês, decidiu derreter o troféu, conhecido como Salva de Prata, conquistado e o transformou em pequenas estrelas que serão distribuídas entre 42 mil torcedores que haviam comprado o carnê de ingressos para as partidas.
Batizada de ‘One Piece of Ajax’ (Um Pedaço do Ajax), o troféu foi enviado a uma oficina e, após ser derretido, recebeu mais uma parcela de estanho para que tivesse material o suficiente. Cada uma das estrelas pesa 3,45 gramas e tem 0,06 gramas da própria taça. O processo foi registrado pelo clube nas redes sociais.
Em entrevista, o diretor do Ajax, o ex-goleiro Van der Sar, falou sobre a iniciativa e sobre a importância dos torcedores para o clube.
“Nesta temporada, em grande parte tivemos que jogar sem nossos torcedores. Bem, sem eles sentados nas arquibancadas, pelo menos. Apesar disso, temos sentido seu apoio todas as semanas: a caminho do estádio, nas redes sociais e nos nossos contatos pessoais”, iniciou.
“Anteriormente, quando dissemos ‘este título é para vocês’, estávamos expressando como o estávamos fazendo pelos torcedores. No entanto, compartilhar o troféu é a prova definitiva do que realmente somos. Depois de um ano turbulento, estamos garantindo que nossos fãs se sintam parte do nosso campeonato”, completou.
Para a ação ser realizada, a Real Federação Holandesa deu ao Ajax um segundo troféu, que irá para a sala de troféus do clube.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!