Pesquisar
Close this search box.

Além do futebol, onde investir no esporte

O esporte mais popular no mundo hoje é o futebol. São poucos os países nos quais o futebol não é o protagonista no ambiente esportivo. Os números falam por si só. Segundo dados da FIFA,[1] em 2022 o futebol movimentou globalmente mais de USD 286 bilhões, sendo que cerca de 75% desse valor foi proveniente da Europa, ou seja, ainda há muito espaço para o futebol crescer e se expandir.

Mas além do futebol, quais esportes representam boas oportunidades de negócio? Interessante notar que nem sempre os esportes mais populares são aqueles que apresentam maior potencial econômico, isto é, as melhores oportunidades.

Explicando essa colocação. Conforme o Instituto Johan Cruyff,[2] o esporte mais popular no mundo é o futebol, com 4 bilhões de seguidores, com o críquete em segundo lugar. Sim, pasmem, o críquete é o segundo esporte com mais seguidores no mundo, com cerca de 2,5 bilhões de fãs e forte presença no Reino Unido e países do Commonwealth, no qual se destaca a Índia. E, fechando o top 3, está hóquei na grama, com mais de 2 bilhões de seguidores. Surpreendente não?

Pois bem, popularidade, por si só, não representa potencial comercial, como disse inicialmente. É preciso haver engajamento do público. Por essa razão, quando se avalia os esportes que geram mais apostas ou que têm mais praticantes de fantasy sport, essa hierarquia vista no ranking de popularidade não se mantém. O líder em apostas, segue sendo futebol, só que seguido do basquete em segundo lugar e o tênis em terceiro.[3] No fantasy, novamente, o mais praticado é o futebol, tendo em segundo lugar o futebol americano e em terceiro lugar o hóquei na grama.[4] Enfim, popularidade nem sempre significa engajamento.

Mas analisando mais profundamente o mundo esportivo, nenhum desses esportes mencionados deve representar o futuro do esporte como negócio. Os números apontam para outra direção. O futuro parece estar longe dos esportes tradicionais e bem perto do novo, do esporte eletrônico e tudo que rodeia o ambiente esportivo.

Os e-Sports devem movimentar em 2023 mais de USD 2 bilhões, chegando em 2028 a cerca de USD 4,39 bilhões, isto é, uma taxa de crescimento (CAGR) de 20,05% durante o período.[5] A taxa de crescimento dos esportes eletrônicos impressiona. Muita acima do que se costuma ver em outros esportes. O futebol, por exemplo, cresce a um CAGR anual de 4,09%.[6]

Os números dos e-Sports ainda são bem aquém dos do futebol. A movimentação financeira dos esportes eletrônicos não passa de 0,7% do que gira atualmente o futebol. Ou seja, os e-Sports podem superar o futebol? A resposta é não. A menos no curto e médio prazo. Os esportes eletrônicos ainda têm um longo caminho a percorrer. Afinal, não será em pouco mais de duas décadas de existência que essa modalidade esportiva irá superar esportes tradicionais que, segundo registros, tiveram seus primórdios na China, 4000 a.C.[7]

Mas hoje o perfil do fã do esporte mudou. Nos jovens entre 18 e 24 anos, quase todos estão boa parte do seu tempo conectados, inclusive nos momentos de lazer e de acompanhar seu esporte favorito. Segundo artigo publicado no Instituto Johan Cruyff, nos estádios e arenas esportivas, 75% desse público permanece conectado em seus smartphones durante as partidas que acompanham in loco. Mesmo em casa, os números apontam para a alta conectividade do público. 51% dos jovens entre 18 e 24 anos acompanham disputas esportivas via streaming, enquanto seguem o esporte na televisão.[8]

Dados como esses apontam que o futuro do esporte está nos e-Sports e, mais além disso, na segunda tela. A segunda tela potencializa o esporte tradicional e além disso, acelera o crescimento do esporte eletrônico. O digital está aí e não pode ser mais ignorado, ao menos por aqueles que enxergam o potencial financeiro do sportainment, a fusão do mundo do esporte com o mundo do entretenimento.

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo


[1] https://valor.globo.com/mundo/noticia/2022/09/27/futebol-movimenta-o-equivalente-ao-pib-da-finlandia-diz-presidente-da-fifa.ghtml

[2] https://johancruyffinstitute.com/es/blog-es/marketing-deportivo/el-fenomeno-de-los-fantasy-sports-games/

[3] https://jumperbrasil.lance.com.br/as-modalidades-favoritas-dos-brasileiros-nas-apostas-esportivas/

[4] https://johancruyffinstitute.com/es/blog-es/marketing-deportivo/el-fenomeno-de-los-fantasy-sports-games/

[5] https://www.mordorintelligence.com/pt/industry-reports/esports-market

[6] https://www.mordorintelligence.com/pt/industry-reports/football-market

[7] https://lugarespelomundo.com/esporte/o-surgimento-dos-esportes/

[8] https://johancruyffinstitute.com/es/blog-es/marketing-deportivo/el-fenomeno-de-los-fantasy-sports-games/

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.