Às vésperas do início do Mundial de Clubes, a Fifa destacou as conquistas do Palmeiras, representante da América do Sul ao conquistar a Libertadores, em seu site oficial. A entidade exaltou o clube paulista como maior campeão nacional do Brasil, com 10 títulos do Campeonato Brasileiro. No entanto, um dado chamou a atenção, o número de conquistas do Flamengo.
Na lista dos maiores campeões do Campeonato Brasileiro, a entidade máxima do futebol cita o Flamengo como hexacampeão e não hepta. A discussão sobre o número é antiga, e virou caso de disputas jurídicas em diferentes tribunais.
Em março de 2018, o STF (Supremo Tribunal Federal) declarou o Sport como único vencedor do Brasileirão daquele ano. Dessa forma, o Rubro-negro carioca seria hexacampeão por ter conquistado as competições de 1980, 1982, 1983, 1992, 2009 e 2019. Porém, a discussão está longe de acabar, podendo haver novos recursos que mudem a decisão.
A briga pelo reconhecimento do título de 1987 se dá porque naquele ano o Campeonato Brasileiro foi dividido em dois módulos. O Flamengo ganhou um e o Sport o outro, não havendo uma partida ‘tira-teima’ depois que o clube carioca se recusou a jogar.
Crédito imagem: Reprodução
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!