O Comitê Executivo da Federação Francesa de Futebol (FFF) se manifestou, nesta quarta-feira (27), favorável a manter o Bordeaux, um dos clubes de futebol mais tradicionais do país, na Ligue 2 (segunda divisão). A decisão representa grande alívio para os torcedores, uma vez que a equipe havia sido rebaixada para a terceira divisão após ter as contas reprovadas.
Após o parecer favorável do Comitê Nacional Olímpico e Esportivo da França (CNOSF), o órgão da FFF entendeu que o rebaixamento do Bordeaux para a terceira divisão era “excessiva” face à evolução e à melhoria do seu registo.
“A dívida financeira do clube caiu de 53 milhões de euros para 13,5 milhões, as vendas de jogadores estão garantidas e o orçamento para a temporada 2022/2023 está assegurado”, acrescentou o comitê.
Em comunicado, o Comex “pede à Direção Nacional de Controle de Gestão de Clubes Profissionais (DNCG) que convoque o FC Girondins de Bordeaux para julgar eventuais medidas imediatas de monitorização e controle contra o mesmo”. Na prática, isso significa que haverá uma fiscalização da folha de pagamento.
O órgão pede também à DNCG “que exerça um controle financeiro reforçado e regular do clube durante a temporada 2022-2023”.
https://twitter.com/girondins/status/1552257303453245441?s=20&t=sDVa3acj2q_9BQKJxHeZ6A
“Congratulamo-nos com esta decisão que é um grande alívio para o clube, nossos jogadores, bem como para nossos 300 funcionários, parceiros e torcedores que continuaram acreditando em nosso projeto e nossa determinação em defendê-lo. Lutamos com todos os amigos e adeptos do clube por um projeto desportivo e econômico que permita ao FCGB escrever uma nova página da sua história sobre bases sólidas. Nosso objetivo agora está claro: voltar à Ligue 1 o mais rápido possível”, comemorou o Bordeaux em comunicado.
Crédito imagem: Sylva Robin/Alarm Sotck Photo
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo