O presidente do Comitê Organizador de Tóquio 2020, Seiko Hashimoto, voltou a garantir nesta sexta-feira (16) a realização dos Jogos Olímpicos e que o Japão será um local seguro para os competidores. A declaração acontece no momento em que o país enfrenta um aumento do número de casos da Covid-19 e com apelos da população para que o evento seja adiado ou cancelando.
O governo japonês expandiu as medidas ‘quase emergenciais’ para 10 regiões à medida que uma quarta onda de contaminações se espalhou, voltando a colocar dúvidas sobre a realização dos Jogos Olímpicos em menos de 100 dias.
“Não estamos pensando em cancelas as Olimpíadas. Continuaremos a fazer o que pudermos para implementar um regime de segurança completo que fará com que as pessoas se sintam totalmente seguras”, disse Seiko Hashimoto.
Nesta semana, o governo incluiu Aichi, Kanagawa, Saitama e Chiba a seis outras prefeituras que já estão sob estado de ‘quase emergência’, incluindo as cidades de Tóquio e Osaka. Segundo os principais especialistas em saúde do Japão, o país enfrenta uma quarta onda da doença.
Os casos diários em Osaka voltaram a bater recorde nesta sexta-feira, com 1.209 novas contaminações. Em Tóquio a situação não é diferente, e contabilizou 729 novos casos. O agravamento da pandemia está ligado principalmente à circulação de uma nova cepa do coronavírus, conhecida como variante do Reino Unido.
Ainda nesta semana, uma nova pesquisa do jornal ‘Kyodo News’, apontou que cerca de 70% dos japoneses desejam que o evento seja novamente adiado ou cancelado. O principal temor dos entrevistados está na disseminação da Covid-19.
Ontem (15), um influente funcionário do partido no poder disse que cancelas os Jogos Olímpicos deste ano continua sendo uma opção se a situação da pandemia se tornar incontrolável. Enquanto isso, dirigentes do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do Comitê Olímpico seguem garantido a programação, descartando qualquer possibilidade de novo adiamento.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!