A UEFA anunciou nesta sexta-feira (5) que vai levar para outras competições europeias (Champions, Europa e Conference League) uma das medidas de proteção à arbitragem testadas na Eurocopa. Uma delas é a de somente o capitão do time falar com o juiz em lances importantes, evitando assim o famoso “bolinho” de jogadores em volta do árbitro.
A medida visa não só proteger o árbitro das reclamações, mas também longas paralisações do jogo diante das decisões da arbitragem. Jogadores que desrespeitam a regra têm sido punidos com cartão amarelo na Euro.
De acordo com a entidade, caso o capitão de uma seleção seja o goleiro, um jogador de linha deve ser escolhido para se comunicar com os juízes. Os árbitros estão aptos a conversar e compartilhar com treinadores e jogadores detalhes das decisões tomadas com a ajuda do VAR.
Essa é uma orientação liberada para testes pela International Board (IFAB) – órgão regulador do futebol – desde março. Se aprovada, poderá passar oficialmente para o livro de regras do futebol.
Crédito imagem: UEFA
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo