O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) está avaliando requerer à Justiça a decretação de torcida única nos estádios em clássicos envolvendo os quatro grandes da cidade. A informação foi divulgada pelo ‘UOL Esporte’.
A 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital afirmou ao portal que o assunto foi debatido após as confusões entre torcidas, especialmente no Flamengo x Vasco do último domingo.
Uma reunião ontem (8) entre Ministério Público e Bepe (Batalhão Especial de Policiamento em Estádios) discutiu esta possibilidade. A punição para as organizadas foi além de Flamengo e Vasco, e também aplicada às organizadas de Fluminense e Botafogo.
Em caso de aprovação, a tendência é que a medida passe a valer já nas semifinais do Carioca. Com isso, só o clube mandante teria torcedores no estádio.
A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) divulgou uma nota comentando essa possibilidade.
“É uma hipótese que precisa ser avaliada com cautela e elementos concretos que permitam assegurar ser solução eficaz para coibir a violência nas ruas, já que nos estádios praticamente inexiste. Vale lembrar que em vários estados a medida já foi testada e não se mostrou útil, tanto que já se pensa em revogar tal conceito. O tema merece uma união de instituições para debater à exaustão em busca do que for preciso para sanear o problema que só traz malefícios e prejuízos sociais, econômicos, laborais e, principalmente, insegurança. Não pode ser uma decisão baseada simplesmente na “achologia” ou efeitos midiáticos momentâneos”
Crédito imagem: Divulgação
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo