A Premier League anunciou nesta sexta-feira (25) que doará desfibriladores para clubes e instalações das categorias de base para salvar vidas caso alguém sofra uma parada cardíaca, como aconteceu recentemente com o meia Christian Eriksen na Eurocopa.
O jogador da Inter de Milão desmaiou nos minutos finais do primeiro tempo na primeira partida da Dinamarca na Eurocopa, contra a Finlândia. Segundo a equipe médica da seleção dinamarquesa, o coração de Eriksen chegou a parar, mas voltou a funcionar ao receber uma massagem cardíaca com um desfibrilador.
“O incidente traumático que todos testemunhamos quando Christian Eriksen desabou durante a Euro traz à tona a necessidade de desfibriladores mais amplamente disponíveis em toda a comunidade do futebol”, disse o CEO da Premier League, Richard Masters, em um comunicado.
De acordo com a PL, “mais de 2 mil locais serão beneficiados” com as primeiras mil unidades de desfibriladores externos automatizados que serão entregues antes do início da temporada 2021/2022.
“O bem-estar dos participantes e de todos os envolvidos no futebol é uma prioridade e este fundo apoiará muitas pessoas que utilizam as instalações de futebol não apenas com o fornecimento de aparelhos, mas também com o treinamento necessário para usar o equipamento. Infelizmente, um incidente cardíaco repentino pode acontecer a qualquer hora, em qualquer lugar e esperamos que, ao permitir que mais instalações tenham um dispositivo, isso fará a diferença para salvar a vida de alguém”, completou o dirigente.
Após o mal súbito, Eriksen foi levado ao hospital e teve que implantar um dispositivo cardíaco inicial. O jogador está bem e se recuperando em casa.
Crédito imagem: Pool/Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!