Pesquisar
Close this search box.

Após decisão judicial favorável, Superliga Europeia divulga nova proposta do torneio

A A22 Sports, promotora da Superliga Europeia, divulgou nesta quinta-feira (21) o novo projeto da competição para competir com a Champions League da UEFA. A divulgação aconteceu logo após o Tribunal de Justiça da Europa ter decidido que UEFA e FIFA infringiram a lei da União Europeia ao impedir a formação de uma nova liga.

A nova competição seria com 64 times masculinos partidas no meio da semana em um sistema de liga em toda a Europa. A Superliga prevê as equipes se dividindo em três divisões, com acesso e rebaixamento, e classificação por méritos desportivos. Também está prevista a criação de uma Superliga feminina, com duas divisões e a participação de 32 equipes.

De acordo com a A22, a Superliga Europeia masculina consistiria em duas ligas (a “Star League” e a “Gold League”) compostas por 16 clubes cada, e uma terceira nomeada de “Liga Azul” composta por 32 clubes. As equipes jogarão em casa e fora em grupos de oito, o que significaria um mínimo de 14 partidas por ano.

Os quatro melhores de cada grupo se classificam para as fases mata-mata, que decidirá o campeão da Star League — a primeira divisão equivalente a Champions League. A decisão seria em jogo único, como acontece atualmente nas competições europeias. A diferença, no entanto, é que o torneio teria dois rebaixados por temporada para aumentar a rotatividade entre as ligas.

A competição é parecida com a Nations League, disputada entre seleções. No primeiro ano da Superliga Europeia, os clubes serão selecionados em função de um índice de critérios transparentes baseados em rendimentos nas suas respectivas ligas nacionais.

Por fim, a A22 disse que a transmissão de todos os jogos ao vivo seria de forma gratuita em um streaming da própria Superliga.

Crédito imagem: Divulgação

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.