O Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí (TJD-PI) abriu um inquérito para apurar uma possível manipulação de jogos no Campeonato Piauiense de 2023. O Tribunal acatou o ofício solicitado pela Federação de Futebol do Piauí (FFP), após uma denúncia feita pela diretoria de competições da CBF, que indicou uma suspeita nos confrontos do campeonato estadual. A informação foi divulgada pelo ‘ge’.
De acordo com o presidente do TJD-PI, Marcelo Pio, a decisão da Corte pela abertura do inquérito foi unânime e que dois jogos teriam levantado suspeitas – partidas essas que não foram reveladas.
“A Federação (de Futebol do Piauí) nos enviou um ofício para a gente informando que a diretoria da CBF mandou um relatório com a suspeita da manipulação de dois jogos. Com isso, nós levamos até a corte para deliberação e foi aprovada, com unanimidade, que fosse aberto um inquérito para apuração destes supostos ilícitos, que ainda não sabemos se aconteceu. Mas existem os indícios. E existe um procedimento na Polícia, que foi iniciado”, afirmou o dirigente.
“De tal modo, vamos fazer o trabalho para apurar se realmente houve a manipulação dos jogos. Isto aconteceu em vários estados brasileiros. Essas supostas vendas de jogos. Manipulação de jogos. É uma prática que está sendo realizada no mundo todo e nós vamos tentar coibir. É o que nós vamos fazer. Ver o que realmente aconteceu e punir de maneira exemplar”, acrescentou.
O ofício enviado pela CBF à FFP foi emitido no dia 31 de janeiro. No documento publicado pelo TJD-PI, o auditor Antônio Araújo Martins Neto vai comandar as apurações da denúncia feita. O prazo de conclusão do inquérito vai ser de dois meses (60 dias) podendo ser prorrogado apenas uma vez.
Crédito imagem: Divulgação
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo