Nesta segunda-feira, 7 de novembro, o técnico Tite divulgou quais serão os 26 nomes que representarão a Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar. Após a revelação da lista, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também detalhou a numeração dos atletas no Mundial.
Para fugir da recente polêmica, o atacante Gabriel Martinelli, do Arsenal, vestirá a camisa 24 no Catar. O número ainda é tratado como um “tabu” no Brasil, uma vez que ele está associado ao veado no popular “Jogo do Bicho”, o que faz com que o algoritmo tenha conotação homofóbica.
Martinelli será o primeiro camisa 24 da história da Seleção Brasileira em Copas do Mundo, já que essa será a primeira vez que a FIFA autoriza a inscrição de mais de 23 jogadores.
Em 2021, durante a Copa América, a numeração foi alvo de muitas polêmicas e até mesmo de uma batalha judicial, já que a Seleção Brasileira foi a única do torneio a não inscrever nenhum atleta com a camisa 24.
Na ocasião, a contagem “pulava” do 23 (Ederson) para o 25 (Douglas Luiz). Por conta disso, o “Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT” decidiu acionar a entidade brasileira na Justiça exigindo a utilização do número 24.
A ação tramitou nos tribunais durante toda a Copa América. Um juiz chegou ordenar que a CBF explicasse por escrito os motivos de nenhum jogador ter sido escrito com a numeração. No final das contas, o processo acabou sendo extinto.
Crédito imagem: CBF
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo