Maior campeão da história do Campeonato Francês, o Saint-Étienne teve seu rebaixamento para a segunda divisão sacramentado neste domingo (29) após perder para o Auxerre nos pênaltis por 5 a 4, no playoff que valia a permanência na elite. Revoltados com o resultado, torcedores invadiram o gramado do Estádio Geoffroy Guichard e atiraram sinalizadores na direção dos jogadores e membros da comissão técnica, que escaparam pelo túnel de acesso aos vestiários.
Envahissement du terrain au stade Geoffroy-Guichard. #ASSE #ASSEAJA pic.twitter.com/N7pX2NVrhj
— Adrien Blettery (@AdBlettery) May 29, 2022
Além dos jogadores do Saint-Étienne, o goleiro Leon, do Auxerre, também foi um dos atacados. Os torcedores também arremessaram objetos em direção à diretoria do clube, que estava na tribuna do estádio.
O governo de Loire, região onde fica Saint-Étienne, informou que dois policiais e 17 torcedores ficaram feridos na confusão generalizada.
Em nota, o clube condenou o episódio e afirmou que vai aplicar medidas legais contra os autores da violência.
https://twitter.com/ASSEofficiel/status/1531052355583631362?s=20&t=Qse28wUUJbFq3LpIXeh_IQ
Os presidentes do clube, Bernard Caiazzo e Roland Romeyer, comunicaram ainda grandes mudanças para o futuro.
“Em pouco tempo, anunciaremos notícias importantes em relação ao futuro do nosso clube. Uma página essencial em nossa vida será virada, mas colocamos acima de tudo a instituição Saint-Étienne que, estamos convencidos, muito rapidamente encontrará seu caminho de volta à elite”, diz o comunicado.
Com o resultado, o Auxerre volta à elite do futebol francês após 10 anos. Já o Saint-Étienne, que soma 10 títulos da Ligue 1, disputará a segunda divisão, onde não joga desde 2004.
Crédito imagem: AFP
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!