Pesquisar
Close this search box.

Após recentes declarações, COI diz que vai manter sanções contra Rússia e Belarus

O Comitê Olímpico Internacional (COI) disse nesta terça-feira (31) que vai manter as sanções impostas contra Rússia e Belarus por conta da invasão militar na Ucrânia. A confirmação ocorre uma semana após surgimento de boatos sobre uma possível derrubada dos vetos. A informação foi divulgada pela ‘Reuters’.

A entidade responsável pelo esporte olímpico emitiu um comunicado oficial em resposta a comentários do chefe do Comitê Olímpico da Rússia, Stanislav Pozdnyakov, que disse na semana passada que atletas dos dois países, proibidos de competirem na Europa, poderiam ganhar vagas para os Jogos Olímpicos de Paris através dos sistemas classificatórios asiáticos.

“As sanções contra os Estados e governos russos e bielorrussos não são negociáveis. Elas foram confirmadas por unanimidade pela recente reunião da Cúpula Olímpica em 9 de dezembro de 2022”, escreveu o COI.

Essas sanções incluem não convidar nenhum funcionário do governo da Rússia ou de Belarus para eventos esportivos internacionais e não organizar eventos esportivos em ambos os países.

Na semana passada, porém, o COI disse que o Conselho Olímpico da Ásia havia oferecido aos atletas russos e bielorrussos a chance de competir na Ásia. A declaração atraiu protestos da Ucrânia, que reforçou o pedido de banimento de esportivas russos.

Pozdnyakov respondeu aos jornalistas: “Certamente, há alguma tentativa do Comitê Olímpico Internacional de permitir que nossos atletas participem de competições internacionais. Talvez também nos futuros Jogos Olímpicos, é claro, damos as boas-vindas inteiramente”, disse o dirigente.

Após as recentes declarações, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse que permitir que a Rússia compita nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 equivaleria a mostrar que “o terror é de alguma forma aceitável”.

Crédito imagem: AFP

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.