O Bordeaux, seis vezes campeão francês, decretou falência nesta quinta-feira (25) após se rebaixado para a terceira divisão nacional em razão de problemas financeiros. Ao término da última temporada, a Liga Francesa (LFP) analisou as contas do clube e aplicou o rebaixamento como punição diante das contas reprovadas.
De acordo com a imprensa da França, o clube decidiu abandonar o estatuto de profissional ao decretar a falência e, com isso, todos os jogadores do plantel terão seus contratos rescindidos. Os atletas ficarão livres no mercado e poderão ser contratados diretamente por outras equipes sem nenhum tipo de negociação com o Bordeaux. Além da perda de todo o elenco, o centro de treinamento da equipe também será fechado e cerca de 70 jovens podem ficar sem clube.
A terceira divisão francsa é disputada por clubes profissionais e amadores. As equipes rebaixadas perdem o status de profissional, mas podem solicitar uma isenção de dois anos para seguir com o reconhecimento. Diante do cenário difícil, o Bordeaux não vai tentar o recurso temporário.
Para se recuperar da crise, o Bordeaux terá que apresentar à Direção Nacional de Controle de Gestão um orçamento para a próxima temporada. A instituição é responsável por monitorar as contas dos clubes profissionais da França.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo