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Aposentadoria do ciberatleta

No League of Legends, após a final da temporada é aberta janela de transferências e apesar das contratações nesse período chamarem a atenção (e serão discutidas aqui no eSport Legal), elas acabam sendo ofuscadas pelos anúncios de aposentadorias.

Nesta janela de transferências duas lendas anunciaram que vão pendurar seus mouses e teclados definitivamente: o jogador brasileiro Gabriel “Kami” Bohm e Yiliang “Doublelift” Peng.

No eSport Legal de hoje será analisada a duração da carreira de um jogador profissional de esportes eletrônicos e as razões pelas quais se aposentam.

Faixa etária dos jogadores de esporte eletrônico

A grande maioria das modalidades coletivas estabelece uma idade mínima para a participação em campeonatos, qual seja, 17 anos completos até o fim da temporada, com a finalidade de não desrespeitar o Artigo 7º, inciso XXXIII da Constituição Federal, que estabelece que não pode ser empregado o menor cuja idade for inferior a 16 anos.

Os clubes desportivos eletrônicos, ao identificar talentos mirins entre 14 e 16 anos fazem propostas para treiná-los e, muitos desses jogadores chegam a conviver na gaming house junto aos jogadores profissionais – apesar de não poderem competir profissionalmente.

A média de idade dos atletas varia muito de acordo com a modalidade, principalmente pelas características do jogo praticado como esporte. Por exemplo, a média de idade dos jogadores de Counter-Strike é de 24 anos, enquanto a média de idade dos jogadores de League of Legends é de 21 anos. Jogos como Fortnite terão sua média de idade.

A idade como fator para a aposentadoria

No futebol, normalmente a aposentadoria normalmente está ligada com alguma lesão ou com a idade do atleta, ambas relacionadas com a perda do rendimento dentro de campo.

No esporte eletrônico, já há estudos para determinar se o avanço da idade é fator decisivo para a perda de rendimento, um deles realizado pelo médico Todd Sontag, que concluiu que a coordenação entre os olhos e a mão, essencial para os eSports, começa a se deteriorar aos 25 anos de idade.

O Burnout e atualizações no jogo

Como se um ambiente competitivo onde é necessário manter sua capacidade física e motora em alto nível não fosse estressante o bastante, diversos esportes eletrônicos possuem uma rotina de atualizações frequente.

As atualizações nos jogos são extremamente comuns e frequentes e existem principalmente para que o jogo se mantenha relevantes no mercado. Além da inclusão de novos recursos, jogos que são praticados como esporte eletrônico são frequentemente alvos de atualizações para balancear a competição.

O League of Legends, por exemplo, recebe uma atualização toda a semana e o jogo é alterado de forma relevante toda temporada.

Essas atualizações demandam do jogador, além da capacidade de adaptação, horas e horas de estudo teórico do jogo para entender a forma como a atualização impactará o metagame, a fim de ter uma vantagem competitiva.

(Significado de metagame: termo utilizado para destacar quais são as estratégias mais eficiente dentro do ambiente de um game. Isso pode ser refletido na escolha de personagens, itens, comandos especiais e tomada de decisões.)

A rotina de treinos e estudo podem causar burnout, distúrbio caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalho desgastantes, sendo causa provável da maior parte das aposentadorias de jogadores de esporte eletrônico.

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