A Agência de Prevenção da Violência no Esporte de Buenos Aires anunciou nesta quinta-feira (10) que vai prender torcedores estrangeiros que rasgarem dinheiro em jogos na Argentina. A informação foi divulgada pelo ‘UOL Esporte’.
O anuncio foi feito pelo titular do órgão, Eduardo Aparicio. Segundo ele, o ato de rasgar cédulas de pesos argentinos nos estádios do país pode incitar a violência. A atitude tem sido frequente devido à alta inflação na Argentina, que superou os 100% no último ano.
Durante partidas no país, torcedores brasileiros foram flagrados rasgando cédulas de pesos em provação aos argentinos.
A APREVIDE disse que a atitude viola os artigos 10 e 14 da Lei 11.929, que estabelece o regime de contravenção em eventos esportivos. O texto prevê punição a “quem ocasional ou sistematicamente causar perturbação, incitar à luta, insultar ou ameaçar terceiros, ou por qualquer forma prejudicar o normal desenvolvimento de uma manifestação desportiva”.
O artigo 14 propõe de ‘cinco (5) a vinte (20) dias de prisão e/ou proibição de comparecimento de três (3) a dez (10) datas, ao participante, organizador, protagonista e qualquer outra pessoa que com suas expressões, gestos ou provocações venha a causar perturbações à ordem pública’.
Ficará sob responsabilidade das autoridades policiais identificar e prender os torcedores que cometerem o delito.
Crédito imagem: Marcelo Endelli/ Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!