Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (29), a Vila Olímpica de Paris 2024 foi oficialmente inaugurada. O presidente francês, Emmanuel Macron, esteve presente.
A obra teve início em 2021 e conta com 82 prédios, 3 mil apartamentos e 7,2 mil quartos para receber mais de 15 mil atletas durante as Olimpíadas, com 207 delegações, e Paralimpíadas, com 185 comissões. A Vila Olímpica fica às margens do rio Sena, no subúrbio parisiense. A valor da obra foi estimado em 2 bilhões de euros.
Apesar do verão, a organização dos Jogos Olímpicos construiu unidades sem ar condicionado com a promessa de economizar energia elétrica com redução de emissão de carbono. O COI (Comitê Olímpico Internacional) havia prometido que a edição de 2024 seria a mais sustentável da história. A instituição promete o uso de plástico reciclado na construção das arenas e reaproveitamento da estrutura da Cidade Luz.
Em 2025, após a realização dos Jogos Olímpicos, os apartamentos serão vendidos e a região se tornará um complexo residencial.
Essa será a terceira vez que Paris recebe uma Olimpíada. Nos jogos de 1924, foi fundada a primeira Vila Olímpica da história que, na época, recebeu 44 delegações.
Crédito imagem: Olympics/Divulgação
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!