Pesquisar
Close this search box.

As transferências internacionais do futebol em janeiro de 2024

No último dia 13 de fevereiro de 2024, a FIFA publicou o “International Transfer Snapshot – January 2024[i], pelo qual apresenta os números das transferências internacionais do futebol no período de registros, ou “janela de transferências”, do primeiro mês do ano.

Trata-se de uma época muito importante para o mercado do futebol, já que mais de 75% das associações filiadas à FIFA estão com as suas janelas abertas durante o mês de janeiro. Embora as principais competições do mundo estejam em curso e, por isso, as janelas de transferências ocorram no meio da temporada, ainda assim é um período de relevantes movimentações.

De acordo com a FIFA, no mês de janeiro de 2024 foram completadas 5.073 transferências internacionais, abrangendo o futebol masculino e o futebol feminino, para um total de gastos no valor de USD 1.460.000.000,00 entre os homens e USD 2.100.000,00 entre as mulheres. Os gastos no futebol masculino representam a segunda maior quantia já apurada no período de janeiro, enquanto os gastos no futebol feminino representam mais de 2,5 vezes o montante apurado em janeiro do ano anterior.

A despeito de os números de transferências e valores envolvidos serem expressivos, é importante compreender que poucas movimentações foram feitas mediante pagamento. Por exemplo, 60,6% das transferências internacionais do futebol masculino envolveram atletas sem contrato, ou seja, os atletas estavam livres no mercado, dispensando a necessidade de que fosse feito algum pagamento para um clube de origem. Somente 762 transferências internacionais do futebol masculino foram feitas mediante pagamento, sendo que, em mais da metade, o jogador tinha entre 18 e 23 anos.

Sobre as associações envolvidas nas transferências internacionais do período em estudo, em 59,9% dos casos havia ao menos um clube filiado à UEFA, sendo que esses filiados gastaram 77,9% do valor apurado, recebendo, por outro lado, mais de 60% dos valores pagos. Pela primeira vez desde 2017 uma confederação teve mais de 10% de participação nos preços pagos pelas transferências internacionais, o que se verificou com a CONMEBOL, em razão de gastos de USD 168.800.000,00.

No futebol feminino, o número de transferências internacionais se manteve estável, com 357 movimentações, embora o número das movimentações que tiveram algum pagamento tenha aumentado em 31,3%. Da mesma forma que aconteceu no futebol masculino, a maioria das transferências internacionais do futebol feminino, quase 80%, estiveram relacionadas às jogadoras sem contrato. As atletas entre 18 e 23 anos se destacaram nas movimentações, ocupando 46,2% das transferências, seguidas de perto pelas atletas entre 24 e 29 anos, presentes em 40,3% das transferências, as quais foram responsáveis por 71,8% dos valores transacionados.

Os números publicados pela FIFA são muito importantes para a compreensão do mercado do futebol, oferecendo valiosas informações para todos aqueles que, de alguma forma, trabalham nessas operações.

Até a próxima.

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo


[i] FIFA. International Transfer Snapshot – January 2024. Disponível em: https://digitalhub.fifa.com/m/787e8f5282d9fd80/original/International-Transfer-Snapshot-2024_final.pdf. Acesso em: 19 de fevereiro de 2024.

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.