O técnico Bruce Mwape, de Zâmbia, uma das estreantes da Copa do Mundo Feminina da Austrália e Nova Zelândia, está sendo investigado por acusações de dormir com as jogadoras. Segundo o ‘The Guardian’, a investigação teve início em setembro de 2022, quando a confederação local deu início ao processo após alegações de abuso sexual no futebol feminino do país.
Ao jornal inglês, uma jogadora, que não teve sua identidade revelada, disse: “Se ele (Mwape) quer dormir com alguém, você tem que dizer sim. É normal que o treinador durma com os jogadores da nossa equipe”.
Uma das fontes do jornal disse que as jogadoras estão sendo ameaçadas de punição caso façam revelações sobre os episódios de abuso: “A Federação faz vista grossa porque as mulheres têm tido bons resultados. É a maneira de mostrar ao público e às autoridades o sucesso e a boa imagem. Mas, nos bastidores, é muito feio”.
Bruce Mwape começou a treinar a Zâmbia em maio de 2018. Com ele, a seleção evoluiu seu jogo e conseguiu se classificar pela primeira vez para a Copa do Mundo feminina.
Zâmbia está no Grupo C, ao lado de Espanha, Japão e Costa Rica.
Crédito imagem: Marca
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!