O Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês) anunciou nesta quinta-feira (3) que os atletas da Rússia e Bielorrússia não poderão competir nas Paralimpíadas de Inverno de Pequim de 2022. A decisão ocorre um dia antes do início do evento.
“Aos paratletas dos países afetados, sentimos muito que foram impactados pelas decisões que os governos de seus países tomaram na última semana, desrespeitando a trégua olímpica. Vocês são vítimas de seus governos”, disse Andrew Parsons, presidente do IPC.
A Rússia manifestou seu repúdio em relação a decisão de última hora do IPC de banir os atletas dos Jogos Paralímpicos de Inverno.
“A situação é monstruosa, é claro. Isso é uma vergonha para o Comitê Paralímpico Internacional. Condenamos fortemente o Comitê Paralímpico Internacional por esta decisão”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
A Rússia teria 71 paratletas competindo, enquanto a Bielorrússia teria 12 integrantes. As delegações dos dois países deixarão Pequim em breve.
Crédito imagem: Peter Cziborra/Reuters
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!