Quatro atletas de destaque do goalball brasileiro conquistaram o título europeu da modalidade, que é destinada a atletas paralímpicos cegos ou com pouca visão. Romário Marques, Leomon Moreno (no masculino), Carol Duarte e Ana Gabriely Brito (feminino) faturaram uma das mais importantes competições interclubes do goalball mundial pelo Sporting Lisboa, de Portugal. O evento foi disputado no Pavilhão Multiusos, em Odivelas, na região metropolitana da capital portuguesa.
O time masculino do Sporting subiu ao lugar mais alto do pódio pela segunda vez seguida, agora com a vitória sobre o GC Perun, da República Tcheca, por 12 a 6. Romário Marques e Leomon Moreno foram peças-chave na conquista. Vale ressaltar que os brasileiros conduziram a Seleção ao título mundial no ano passado, ao bronze nos Jogos Rio 2016 e à medalha de prata em Londres 2012.
“O evento foi muito equilibrado, por serem as finais da Superliga Europeia de Goalball e os melhores clubes da Europa estarem reunidos. A partir do início da competição, percebemos que seriam grandes confrontos, os maiores jogadores, e isso nos deixava muito motivados, mas sempre com os pés no chão”, disse Leomon.
Já Carol e Gaby conquistaram o título continental pela primeira vez. A equipe feminina do Sporting chegou à primeira posição com a vitória por 10 a 6 sobre o BSI Copenhagen, da Dinamarca.
Altemir Trapp, analista de desempenho da seleção brasileira masculina, também integrou o time dos campeões, que alcançou o 33º título europeu.
Vale lembrar que o goalball tem mais um grande evento neste fim de semana. Desde a sexta-feira, 29, haverá a Super Copa Brasil, que acontece no Centro de Treinamento, em São Paulo.
……….
Foto: Divulgação