Search
Close this search box.

Atletas que participarem dos Jogos Olímpicos terão que isentar o COI de problemas relacionados à Covid-19

O Comitê Olímpico Internacional (COI) informou os atletas que disputarão os Jogos Olímpicos de Tóquio que eles deverão assinar um protocolo que isenta os organizadores da responsabilidade com relação a problemas com a Covid-19. De acordo a entidade, a prática é padrão nos eventos esportivos. A informação foi revelada primeiramente pelo ‘GE’.

A questão surgiu quando o presidente do COI, Thomas Bach, respondia a perguntas de atletas e dirigentes durante uma conversa online. O alemão afirmou que sabia da preocupação dos competidores sobre o tema e passou a palavra para Lana Haddad, diretora operacional da entidade. A isenção está localizada no formulário de inscrição que os atletas olímpicos devem assinar.

“Isso é realmente para dar transparência e garantir o consentimento informado dos participantes dos jogos. Os formulários de inscrição são consistentes com a prática padrão de todos os outros organizadores de grandes eventos. E os formulários estão dentro da estrutura da lei”, disse Lana.

Alguns atletas citaram os riscos e as responsabilidades colocados sobre os 11 mil competidores que participarão dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

“Nenhum governo, nenhuma autoridade de saúde pode ou assumiu garantias contra infecções. Este é um risco que todos nós assumimos. Estamos todos seguindo as mesmas regras”, respondeu a diretora aos atletas.

“Tóquio é a cidade olímpica mais bem preparada de todos os tempos. Por causa da pandemia que todos sabemos, infelizmente a experiência dos atletas será muito diferente, mas o importante é que as competições vão acontecer de forma segura e com total respeito pelos atletas. Venham com total confiança a Tóquio e preparem-se”, completou Bach.

Estado de emergência

Nesta sexta-feira (28), o governo do Japão estendeu novamente o estado de emergência em Tóquio e outras regiões do país por conta do agravamento da pandemia de Covid-19. Pelo menos até 20 de junho, a cidade sede das Olimpíadas seguirá em alerta para o avanço da doença.

Apesar do apelo de movimentos médicos alertando sobre o perigo do evento durante a pandemia e recentes pesquisas mostrando rejeição da população, o Comitê Organizador e Olímpico afirmam que os Jogos Olímpicos serão realizados.

A abertura das Olímpiadas de Tóquio está prevista para acontecer no dia 23 de julho.

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.