Na tarde desta segunda-feira (29), Atlético-MG e Cruzeiro divulgaram uma nota oficializando o acordo de ter torcida única nos clássicos realizados em 2024 e 2025. As duas equipes se enfrentam no próximo sábado, na Arena MRV, pelo Campeonato Mineiro.
De acordo com os clubes, a medida é válida para competições organizadas pela Federação Mineira de Futebol (FMF), como o Campeonato Mineiro, e pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como o Brasileirão e a Copa do Brasil.
O anúncio acontece um dia após o técnico Felipão, do Atlético-MG, se manifestar contra torcida única em clássicos.
“Torcida única? Não sabia. Eu acho ridículo. Pronto. Eu não gosto de torcida única. Você é vaiado, aplaudido. Sempre joguei clássicos na minha vida. Corinthians e Palmeiras, Grêmio e Internacional, não lembro (qual joguei com torcida única). Acho besteira”, disse o treinador, que completou:
“Tem uma parte aqui destinada ao time adversário. Por que não podemos ser gentis e ceder o espaço? Por que não existe respeito? Por que as pessoas se odeiam por causa de futebol? Eu acho ridículo. Acabou o assunto”.
O último clássico entre Atlético-MG e Cruzeiro, realizado no segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2023, na Arena MRV, foi marcado por confusões e pesou para que o acordo fosse feito.
Confira a nota oficial divulgada por Atlético-MG e Cruzeiro:
Cruzeiro e Atlético celebraram acordo para que haja torcida única nos clássicos das temporadas 2024 e 2025, válidos pelas competições organizadas pela Federação Mineira de Futebol e Confederação Brasileira de Futebol.
No caso de eventuais jogos por torneios da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), os clubes se comprometem a envidar esforços para que as partidas também ocorram sem torcida visitante.
A medida temporária visa estabelecer um diálogo entre clubes e torcidas, no sentido de buscar soluções definitivas na realização de clássicos nos estádios de Minas Gerais.
Crédito imagem: Pedro Souza/Atlético-MG
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!