Pesquisar
Close this search box.

Avaí se desculpa por cantos homofóbicos de torcedores em partida contra o São Paulo

Em comunicado divulgado neste domingo (5), o Avaí se desculpou pelos cantos homofóbicos de seus torcedores no empate por 1 a 1 contra o São Paulo, no sábado, pelo Campeonato Brasileiro. O caso foi registrado na súmula pelo árbitro Anderson Daronco.

“O clube, por meio de sua Diretoria, atletas e torcida condenam tais práticas e por isso o clube atua constantemente no engajamento para a conscientização e comunicação com seus torcedores e visitantes”, disse o clube em nota.

No documento da partida, Daronco relatou dois momentos em que a torcida entoou os cantos homofóbicos contra a equipe de arbitragem.

“Relato que aos 52 minutos do 2º tempo, paralisei a partida em virtude de cantos homofóbicos direcionados à equipe de arbitragem, cantados pela torcida do Avaí, da seguinte forma: “gaúcho, viado! gaúcho viado”, registrou.

“Informo que após o término da partida, quando a equipe de arbitragem deixava o campo de jogo, o mesmo canto homofóbico “gaúcho viado, gaúcho viado”, foi cantado pela torcida do Avaí, situada próximo ao túnel de acesso do vestiário da arbitragem”, diz outro trecho da súmula.

O Avaí prometeu que vai “intensificar e trabalhar ainda mais para que atos de discriminação sejam definitivamente eliminados dos estádios brasileiros e mundiais”.

Confira a íntegra do comunicado do Avaí

“O AVAÍ FUTEBOL CLUBE registra, inicialmente, que condena veementemente qualquer tipo de discriminação ou atos de natureza preconceituosa.

O clube, por meio de sua Diretoria, atletas e torcida condenam tais práticas e por isso o clube atua constantemente no engajamento para a conscientização e comunicação com seus torcedores e visitantes.

A torcida do Avaí é reconhecida nacionalmente por sua força e pela beleza de suas grandes festas no apoio ao time. Não é necessário que se utilize de qualquer cântico homofóbico ou de cunho discriminatório, e por isso pedimos desculpas àqueles que de alguma forma se sentiram constrangidos.

Por isso, o Avaí Futebol Clube, que já tem abordado o tema por meio de suas redes sociais, sistemas de som e telões no estádio, irá intensificar e trabalhar ainda mais para que atos de discriminação sejam definitivamente eliminados dos estádios brasileiros e mundiais.

Todos merecem respeito e é isso que faz o futebol uma grande paixão. A mesma paixão que temos que ter pelo respeito ao próximo”.

Crédito imagem: Avaí FC

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.