Na vitória do Barcelona sobre o Osasuna por 4 a 0, no domingo (29), pelo Campeonato Espanhol, Lionel Messi ao marcar o último gol da partida, resolveu fazer uma homenagem a Diego Maradona. O argentino tirou sua camisa para exibir uma do Newell’s Old Boys, clube que ‘El Pibe’ também defendeu no futebol. No entanto, o ato é considerado irregular, e o clube catalão deverá ser punido.
De acordo com o Código Disciplinar da Federação Espanhola, ao fazer a homenagem, Messi descumpriu o artigo 91, que determina o pagamento de multa de 3 mil euros (R$ 20 mil aproximadamente) em caso de exibição de símbolos durante as partidas, independentemente do objetivo da manifestação.
“O jogador de futebol que, por ocasião de ter marcado um gol ou por qualquer outra causa derivada do jogo, levanta a camisa e exibe qualquer tipo de propaganda, slogan, lenda, sigla, anagramas ou desenhos, seja qual for o seu conteúdo ou a finalidade da ação, será punido, como autor de infração grave, com multa até 3 mil euros (R$ 19,2 mil) e advertência”, determina o código.
Segundo o jornal espanhol Sport, afirma que o valor será pago pelo clube do jogador envolvido e que poderá ser feito até o final da temporada.
O Newell’s Old Boys foi o time em que Messi iniciou sua carreira e também onde Maradona atuou entre os anos de 1993 e 1994.
Crédito imagem: Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!