A última semana no meio dos eSports foi marcada pelos diálogos entre jogadores profissionais da modalidade Counter-Strike e o presidente da República sobre possíveis investimentos na área e ajuda do governo.
Essa não é a primeira interação da família Bolsonaro com a comunidade gamer. O filho mais novo de Jair, Renan Bolsonaro, tem um canal no YouTube no qual faz transmissões ao vivo jogando e interagindo com o público.
Enquanto isso, no Twitter
Na noite do dia 25 de julho, a conta oficial de Jair Bolsonaro no Twitter começou a interagir com vários pro-players e influenciadores da modalidade CS:GO. A maioria desses tweets contava apenas com cordialidades.
Porém, quando o jogador kNg agradece o presidente e faz um pedido – “chama uns investidores” –, o presidente logo responde dizendo que iria falar com seu ministro da Economia, Paulo Guedes.
Diálogo com O Verdadeiro
Alguns dias depois, Gabriel Toledo, conhecido também como “Fallen” e “O Verdadeiro”, revelou que teve uma conversa por telefone com o presidente, na qual este teria dito que o Brasil está a caminho de melhorar a questão tributária para a área gamer no geral.
Importante consignar que, além de jogador profissional da elite mundial de CS:GO, Gabriel “Fallen” Toledo é empreendedor, tendo uma marca de periféricos (mouses, teclados e afins), e também é sócio de uma empresa que oferece treinamento e organiza competições da modalidade.
Reunindo todas essas qualidades, não há ninguém melhor para tratar do assunto.
A resposta do público gamer
Embora ainda existam muitas pessoas avessas à regulamentação da área gamer em geral, a notícia foi bem recebida pela comunidade no geral – inclusive com influenciadores já conhecidos por criticar o governo de Jair Bolsonaro apoiando a medida.
Um deles é o Leon, que tem grande conhecimento da área de desenvolvimento de jogos e tecnologia. Ele observa que, apesar de a medida não necessariamente trazer uma diminuição no valor dos jogos, pois eles já estão na média do valor mundial, traria várias outras vantagens.