A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) apresentou ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) uma notícia de infração disciplinar contra o Botafogo após uma das torcidas organizadas do clube ter usado nas redes sociais um slogan identificado como nazista. A informação foi divulgada pela coluna do jornalista Lauro Jardim, do ‘O Globo’.
Em uma publicação feita na semana passada para convocar torcedores para o clássico contra o Flamengo, em que o Alvinegro acabou saindo derrotado por 2 a 1, a torcida ‘Loucos pelo Botafogo’ escreveu: “Antes morto que vermelho”.
A frase repercutiu na internet como uma possível adaptação da expressão alemã “Lieber tot als rot” (“Melhor morto que vermelho”, em tradução livre), veiculada pela rádio Werwolf, comandada durante o Terceiro Reich por Joseph Goebbels, o ministro da Propaganda de Adolf Hitler.
A ABI pede que a procuradoria-geral do STJD ofereça uma denúncia contra o Botafogo para que o time seja punido pela manifestação da torcida. Segundo a entidade, a mensagem veiculada teria desrespeitado o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e incorrido em ato discriminatório (art. 243-G), cuja multa vai até R$ 100 mil.
Outro trecho da publicação da “Loucos pelo Botafogo” também é mencionado no documento: “Amanhã é dia de guerra”. Segundo a ABI, é uma frase de apologia ao ódio, o que também descumpriria o CBJD.
Crédito imagem: Divulgação
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!