Dono da SAF do Botafogo, John Textor continua tentando provar que houve manipulação de resultados no Campeonato Brasileiro de 2023. O empresário contou à ‘ESPN Brasil’ que entregou evidências ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
De acordo com o site, o clube entregou um ofício ao STJD às 12h45 desta quarta-feira (6), dia em que acontece a 38ª e última rodada da Série A do Brasileirão. O Botafogo quer um inquérito investigativo sobre os erros de arbitragem, que, na visão da SAF que comanda o futebol alvinegro, não foram “homogêneos a todos os clubes” e “causaram desequilíbrio completo no Campeonato Brasileiro”, influenciando na briga pelo título e contra o rebaixamento.
A base para as reclamações de John Textor e do Botafogo é um relatório produzido pela empresa Good Game!, que utilizou um método próprio para avaliar os erros de arbitragem durante o Brasileirão e como eles impactaram na classificação final.
O levantamento da empresa apontou que o Botafogo deveria ter vantagem sobre o Palmeiras, que deve confirmar o título na partida desta quarta-feira.
A empresa destaca especificamente uma partida do Palmeiras como “suspeita” de manipulação: a vitória por 1 a 0 sobre o Bahia, no Allianz Parque, no dia 28 de outubro.
O método da empresa consiste em avaliar, com ajuda de inteligência artificial, todas as decisões da arbitragem, se corretas ou equivocadas, e ponderá-las de acordo com o peso no resultado final. Nessa partida, especificamente, o relatório aponta 80% dos erros a favor do clube paulista.
“É potencialmente uma distribuição anormal em uma partida de futebol profissional e necessitaria de investigações à arbitragem em relação a manipulação”, escreveu a Good Game! no relatório.
Ainda segundo a ESPN Brasil, Textor afirmou que seguirá cobrando investigação na esfera esportiva, apesar de notícias veiculadas nesta terça-feira (5) afirmando que a Justiça Comum poderia ser acionada.
Ao site, o procurador-geral do STJD Ronaldo Piacente disse que está aguardando a chegada do documento para fazer uma análise do pedido.
Crédito imagem: STJD/Divulgação
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!