Youness Baalla, boxeador de Marrocos, foi desclassificado dos Jogos Olímpicos de Tóquio nesta terça-feira (27) após tentar morder a orelha de seu adversário durante uma luta dos pesos pesados.
Em atitude parecida com a de Mike Tyson em 1997, o atleta marroquino mordeu a orelha esquerda do neozelandês David Nyika enquanto o segurava abraçado.
Nyika conseguiu desviar do ataque, que aconteceu no terceiro round e acabou passando despercebido pelo árbitro Nelka Shiromala Thampu, da Sri Lanka, e nem pelos cinco juízes.
Apenas após o término da luta, vencida por Nyika por decisão unânime (5-0), os árbitros anunciaram o incidente e a consequentemente a desclassificação do marroquino.
Baalla “teve a intenção clara de morder a orelha/rosto de seu oponente no terceiro assalto do combate”, disse um grupo de trabalho especial para o boxe do Comitê Olímpico Internacional (COI) em um comunicado.
O boxeador marroquino foi desclassificado por “sua ação intolerável durante o combate (…). O comportamento antidesportivo só foi percebido pelos Oficiais Técnicos da BTF e pelo Delegado Técnico após a sessão em que ocorreu a luta”, completou.
Em suas redes sociais, Nyika minimizou o caso.
“O calor da batalha pode trazer à tona o melhor e o pior das pessoas. Isso faz parte do esporte”, declarou o lutador.
“Não tenho nada além de respeito pelo meu oponente e posso compreender a frustação que ele deve ter sentido. Por favor, não entrem em contato com ele se não tiver nada de bom a dizer”, pediu Nyika a seus seguidores.
Com a vitória, o neozelandês enfrentará o bielorrusso Uladzislau Smiahlikau nas quartas de final dos pesos pesados (81-91kg) na próxima sexta-feira (30).
Crédito imagem: Eurosports
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!