O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD-RS) aplicou a perda de dois mandos de campo ao Brasil de Pelotas pelos atos de injúria racial de um torcedor contra o goleiro Adriel, do Grêmio, durante partida do Campeonato Gaúcho. O julgamento do caso foi realizado nesta quinta-feira (24).
O clube gaúcho também foi multado em R$ 30 mil, além de impedir o torcedor autor das ofensas de frequentar o Estádio Bento Freitas por 900 dias.
O Xavante foi denunciado três vezes nos artigos 243-G e 170 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que falam sobre “práticas discriminatórias” em partidas de futebol.
Entenda o caso
Em partida válida pela segunda rodada do Gauchão, entre Brasil de Pelotas e Grêmio, em 29 de janeiro, o goleiro tricolor Adriel, que estava no banco de reservas, denunciou atos de injúria racial contra ele e outros jogadores por parte de um torcedor Xavante que estava nas arquibancadas do Bento Freitas.
O Brasil identificou o torcedor e repassou as informações dele para as autoridades. Mesmo assim, o clube foi denunciado à Justiça Desportiva.
Adriel registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil, e o Grêmio prometeu acompanhar de perto o caso para cobrar punições aos responsáveis.
Crédito imagem: Grêmio
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!