Search
Close this search box.

Brooklyn Nets suspende Kyrie Irving após recomendação de filme antissemita

Um dos atletas mais polêmicos da NBA, o armador do Brookyln Nets, Kyrie Irving, foi suspenso por, no mínimo, cinco partidas pela franquia na noite desta quinta-feira (3). A decisão se dá por conta que o jogador não se desculpou pela recomendação de um filme com conteúdo antissemita feito em suas redes sociais na semana passada.

Em 29 de outubro, Kyrie Irving foi ao Twitter para indicar o filme Hebrews to Negroes, que é conhecido por ser antissemita. A atitude do armador gerou bastante reclamação da comunidade judaica.

Nesta quinta-feira, ele foi perguntado novamente em entrevista coletiva sobre o assunto e não esclareceu as coisas. Diante disso, os Nets resolveram agir e aplicar uma suspensão ao armador.

“Nos últimos dias fizemos repetidas tentativas de trabalhar com Kyrie Irving para tentá-lo fazer entender o perigo e a dor que suas palavras e ações trouxeram, começando com ele promovendo um filme que tem muito conteúdo antisemita. Acreditávamos que o camihnho da eduçação nesta difícil situação seria o correto e pensamos ter feito progresso em nossa luta coletiva de acabar com o ódio e a intolerância”, disse a franquia em comunicado oficial.

“Ficamos bastante consternados hoje, quando ele recebeu uma oportunidade em uma coletiva, que Kyrie se recusou a dizer inequivocadamente que ele não tem crenças antisemitas, e nem reconhecer nenhum material de ódio no filme. Essa não foi a primeira vez que ele teve a chance de esclarecer as coisas e falhou. Tamanha falha de rejeitar o antisemitismo quando teve a oportunidade é um comportamento perturbador, contra os nossos valores”, acrescentou.

Segundo o jornalista Tim Bontemps, da ESPN, a suspensão será de, no mínimo, cinco jogos e pode aumentar caso Kyrie Irving não reveja seu comportamento.

Confira o comunicado divulgado pelo Brookyn Nets

Nos últimos dias fizemos repetidas tentativas de trabalhar com Kyrie Irving para tentá-lo fazer entender o perigo e a dor que suas palavras e ações trouxeram, começando com ele promovendo um filme que tem muito conteúdo antisemita. Acreditávamos que o camihnho da eduçação nesta difícil situação seria o correto e pensamos ter feito progresso em nossa luta coletiva de acabar com o ódio e a intolerância.

Ficamos bastante consternados hoje, quando ele recebeu uma oportunidade em uma coletiva, que Kyrie se recusou a dizer inequivocadamente que ele não tem crenças antisemitas, e nem reconhecer nenhum material de ódio no filme. Essa não foi a primeira vez que ele teve a chance de esclarecer as coisas e falhou.

Tamanha falha de rejeitar o antisemitismo quando teve a oportunidade é um comportamento perturbador, contra os nossos valores, além de uma conduta detrimental ao time. Desta maneira, temos a visão de que ele atualmente não deve ser associado ao Brooklyn Nets. Decidimos que ele vai servir uma suspensão sem receber salário até ele satisfazer uma série de medidas objetivas para reparar seu comportamento e falar sobre o impacto doloroso de sua conduta. A suspensão será de cinco jogos, no mínimo.

Crédito imagem: getty images

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.