A Olímpiada de Tóquio deste ano ganhou um importante desfalque. A Unidade de Integridade do Atletismo (AIU) anunciou nesta quinta-feira (18) que o campeão olímpico de lançamento de martelo, Dilshod Nazarov, do Tadjiquistão, foi banido por dois anos por doping e não poderá defender seu título no megaevento. A informação foi divulgada primeiramente pelo GE.
De acordo com o comunicado divulgado pela entidade, foi constatado que as amostras do Mundial de Daegu, disputado em 2011, no qual o atleta terminou na décima posição, foram testadas novamente e foi encontrada uma substância proibida pelo Código Mundial Antidoping da WADA (Agência Mundial Antidoping).
Diante do fato, a AIU decidiu desqualificar todos os resultados de Nazarov entre 29 de agosto de 2011 e 29 de agosto de 2013, e proibir o atual campeão olímpico de competir nos Jogos Olímpicos de Tóquio, marcado para começar em 23 de julho. O atleta foi banido a partir de 24 de setembro de 2019.
Nazarov ficou marcado por conquistar a primeira medalha de ouro da história do Tadjiquistão ao vencer no lançamento de martelo no Rio 2016.
Crédito imagem: AFP
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!