O goleiro Rodolfo, do Doce Mel, foi vítima de injúria racial de um torcedor do Vitória durante a partida entre os dois times, na noite desta quinta-feira (26), no Barradão, pelo Campeonato Baiano. A informação foi divulgada pelo ‘ge’.
Rodolfo foi alvo de xingamentos durante grande parte do jogo, e chamado de “macaco” por um rubro-negro em determinado momento.
O insulto racial foi flagrado em um vídeo da transmissão da partida, realizada pela TVE.
“Seu macaco v***”, diz o torcedor enquanto o goleiro se prepara para recomeçar a partida.
O Vitória emitiu um comunicado na manhã desta sexta-feira (27) para repudiar o ato. O clube afirma que está trabalhando para identificar o torcedor criminoso.
“Esse ato não representa nosso clube e muito menos a nossa torcida, que é a torcida mais negra do Brasil. O clube já está trabalhando para identificar o criminoso e não medirá esforços para isso. Estaremos à disposição das autoridades responsáveis para cooperar na resolução do caso”, escreveu o clube.
Importante lembrar que, recentemente, o presidente Lula sancionou uma lei que equipara o crime de injúria racial ao de racismo. Com a nova legislação, punição para a injúria passa a ser prisão de 2 a 5 anos. Segundo a proposta, o crime de racismo realizado dentro dos estádios terá também pena de dois a cinco anos. Isso valerá no contexto de atividades esportivas, religiosas, artísticas ou culturais. O texto proíbe ainda a pessoa que cometer o crime em estádios ou teatros, por exemplo, de frequentar por três anos este tipo de local.
Crédito imagem: Gabrielle Gomes
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo